quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Vagas de emprego falsas no Facebook roubam senha de usuários


O Facebook e o WhatsApp são palcos para golpes, e isso não é novidade. O problema é que muitas pessoas ainda utilizam os produtos indiscriminadamente, sem qualquer ressalva: e essa atitude é ouro para criminosos. Nesse golpe que vem acontecendo no Facebook, são ofertadas vagas de emprego com links maliciosos que roubam emails e senhas de usuários da rede social.

É o golpe de phishing clássico em que, infelizmente, muitas pessoas ainda caem: uma vaga de emprego de fácil aceitação, um valor de pagamento atraente e um link encurtado que mascara o domínio falso na internet.


A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis



Segundo o pessoal do MassaNews, além de vagas de emprego falsas, existem postagens com ofertas de filhos de cachorros feitas por uma ONG — que também é falsa — como doação.
Ao clicar nos links divulgados, a vítima cai em uma página falsa do Facebook exigindo o login para continuar a ação. Nesse momento, email e senha são digitados e roubados pela página.
Anúncios falsos

Não existem informações de quantas pessoas caíram nesse golpe de phishing. Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Ele funciona assim, por definição: como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação.

O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.
Anúncios falsos


Como não cair nestes golpes no Facebook

Para não perder a sua conta no Facebook mesmo que roubem a sua senha, ative a autenticação de dois fatores. Esse movimento, aliás, é recomendado para todos os serviços que você usa com a necessidade de login e senha — seja emails, apps etc.

Toda a configuração da autenticação pode ser feita nas áreas de Segurança nas próprias Configurações dos serviços. Contudo, vamos deixar abaixo dois guias completos para você aprender a fazer isso detalhadamente:
 Login Falso

Fonte: MASSANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário