A Comissão Federal
do Comércio (FTC) da Coreia do Sul tem, desde 2016, investigado as políticas de
venda dos iPhones da Apple no
país, e em uma audiência na semana passada acusou a empresa de estar repassando
alguns custos operativos dessas vendas para as operadoras de telefonia móvel do
país.
De acordo com a acusação, a empresa
tem explorado as operadoras de telefonia da Coreia do Sul ao exigir delas
pagamentos para que a marca dessas operadoras também apareçam nos anúncios dos
produtos da empresa, fazendo com que parte dos custos de marketing da Apple no
país sejam pagos pelas telecom — uma prática proibida pela lei local, já que
anunciar o aparelho em conjunto com uma operadora específica pode configurar
venda casada.
Já os advogados da empresa defendem
que a prática é benéfica para ambos os lados, pois não apenas diminui os custos
operacionais de marketing da Apple como também aumenta o número de usuários
dessas operadoras que aparecem nos comerciais da empresa.
O assunto será
resolvido apenas no dia 20 de fevereiro, data em que foi marcada a próxima e
última audiência sobre o tema. No dia, tanto a FTC quanto a Apple deverão levar
documentos e testemunhas que corroborem seus posicionamentos, e uma sentença
será tomada pelo juiz logo após o fim da audiência. Caso a empresa seja
considerada culpada de fazer venda casada, a justiça sul-coreana poderá
condená-la com uma multa no valor de 2% da receita obtida com vendas de
smartphones no país.
Fonte: Phone Arena
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