terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Apple é acusada de abusar de operadoras de telefonia sul-coreanas


A Comissão Federal do Comércio (FTC) da Coreia do Sul tem, desde 2016, investigado as políticas de venda dos iPhones da Apple no país, e em uma audiência na semana passada acusou a empresa de estar repassando alguns custos operativos dessas vendas para as operadoras de telefonia móvel do país.

De acordo com a acusação, a empresa tem explorado as operadoras de telefonia da Coreia do Sul ao exigir delas pagamentos para que a marca dessas operadoras também apareçam nos anúncios dos produtos da empresa, fazendo com que parte dos custos de marketing da Apple no país sejam pagos pelas telecom — uma prática proibida pela lei local, já que anunciar o aparelho em conjunto com uma operadora específica pode configurar venda casada.

Já os advogados da empresa defendem que a prática é benéfica para ambos os lados, pois não apenas diminui os custos operacionais de marketing da Apple como também aumenta o número de usuários dessas operadoras que aparecem nos comerciais da empresa.

O assunto será resolvido apenas no dia 20 de fevereiro, data em que foi marcada a próxima e última audiência sobre o tema. No dia, tanto a FTC quanto a Apple deverão levar documentos e testemunhas que corroborem seus posicionamentos, e uma sentença será tomada pelo juiz logo após o fim da audiência. Caso a empresa seja considerada culpada de fazer venda casada, a justiça sul-coreana poderá condená-la com uma multa no valor de 2% da receita obtida com vendas de smartphones no país.

Fonte: Phone Arena


Nenhum comentário:

Postar um comentário