quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Instagram não tirou selo de verificação de Maduro, pois ele nunca o teve


Instagram negou ter removido o selo de conta verificada do perfil do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Respondendo a uma polêmica que surgiu na tarde desta quarta-feira (23), a empresa disse não ter realizado tal ato pois, na realidade, a conta do presidente jamais passou pelo processo de autenticação necessário para isso.

A informação surgiu depois que o repórter fotográfico Andrews Abreu publicou, no Twitter, a informação de que Maduro teria perdido seu selo de verificação. A notícia foi rapidamente compartilhada por outros jornalistas e usuários, principalmente devido ao fato de seu opositor, Juan Guaidó, permanecer com o selo azul que indica aos utilizadores da rede social que aquele perfil é legítimo.


O comentário do Instagram, entretanto, foi curto, provavelmente como forma de não soar partidário em uma crise política e humanitária bastante grave. A rede social simplesmente negou a remoção da verificação e afirmou que Maduro jamais teve o selo em um comunicado de apenas três linhas enviado a toda a imprensa internacional.

A crise na Venezuela se tornou ainda mais grave nesta quarta-feira, quando protestos contra Maduro tomaram conta das principais cidades do país. O líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autodeclarou presidente do país e teve sua autoridade reconhecida por outros governos como o do Brasil e dos Estados Unidos. O presidente americano Donald Trump chegou, inclusive, a ameaçar a nação sul-americana, afirmando que “todas as opções estão sobre a mesa” caso o bolivariano não aceite a transição de poder.

Nas ruas, opositores ao governo também exigem a renúncia do presidente, enquanto o próprio Maduro também convocou seus apoiadores a saírem às ruas, o que gerou confrontos entre manifestantes e as forças de segurança. Em discurso, o líder disse ter cortado relações diplomáticas com os Estados Unidos, a quem acusou de estar operando um golpe contra a Venezuela.

Fonte: FastCompany


Nenhum comentário:

Postar um comentário