quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Pesquisadores encontram material que transforma sinal Wi-Fi em energia


Pesquisadores do MIT fizeram uma descoberta de um novo material que deve auxiliar na hora de levar energia para aparelhos eletrônicos e médicos. A descoberta consiste de um aparato que consegue captar ondas eletromagnéticas, como de Wi-Fi, e transformá-las em eletricidade.

De acordo com os pesquisadores do MIT, o aparelho consegue converter ondas eletromagnéticas de corrente alternada em ondas de corrente contínua, possibilitando a geração de energia elétrica. Esse aparelho criado pelo instituto de tecnologia captura ondas como a de sinais de Wi-Fi como corrente alternada.
Imagem: Divulgação/Wi-Fi Alliance

A ideia é que a energia gerada seja o suficiente para gerar força para circuitos eletrônicos ou para recarregar baterias. Isso permitiria que aparelhos sem bateria pudessem permanecer sempre ligados sem a necessidade de ligá-los na tomada, algo que pode ser bastante útil em hospitais ou pacientes que necessitam de aparelhagem médica em suas residências.

Os pesquisadores do MIT comentaram que o aparelho é flexível e pode ser fabricado de forma que possa cobrir uma área grande de espaço para capturar as ondas. Nos testes realizados, o aparelho conseguiu produzir 40 microwatts de energia quando exposto a níveis comuns de sinais de Wi-Fi. Essa energia é suficiente para operar um LED ou ligar um chip de silício. Por enquanto, o aparelho prossegue em fase de testes, sem previsão para uso público.

·   Fonte: MIT


Nenhum comentário:

Postar um comentário