O Brasil está na
lista dos cinco países que mais utilizam smartphone no mundo. Um novo estudo da
consultoria de mídia App Annie avaliou dados da App Store e Google Play em
todos países em que ambos serviços estão disponíveis e traçou o comportamento
dos usuários brasileiro em relação ao resto do mundo.
O levantamento
mostra que o usuário brasileiro gasta, em média, mais de três horas no
smartphone. O país fica atrás apenas de Indonésia, Tailândia, China e Coreia do
Sul. A empresa argumenta que esse é um comportamento típico de mercados nos
quais a tecnologia ainda é considerada em estágio de experimentação. “Com
mercados entrando em estágios iniciais de maturidade no mobile -
características comuns de mercados emergentes como Indonésia e Índia -, há um
número alto de downloads liderado por novos compradores de mobile descobrindo e
experimentando novos apps”, aponta o estudo.
Horas de uso
de devices (Gráfico: App Annie)
Isso mostra
um mercado que possui mais downloads, mas menos utilização e receita. O caminho
natural, de acordo com a pesquisa, é de que o mercado passe por um momento de
adoção das plataformas e chegue a um cenário de ubiquidade, no qual downloads,
uso e receita se mantém em alto nível.
O trabalho mostra que atualmente os brasileiros têm entre 70
a 80 apps instalados nos aparelhos, mas utilizam menos da metade deles, entre
30 e 40.
Relação de
apps instalados com usados (Gráfico: App Annie)
Contudo
nosso país também é destaque em crescimento. Somos o segundo país cuja
utilização de mobile cresceu desde 2016 acima de outras economias, isso baseado
no PIB. “Japão, Brasil e Reino Unido foram os três locais em que o consumo de
mobile avançou significativamente sobre a média de outros setores do PIB”,
aponta o trabalho.
Comparação do mercado mobile com o PIB de outros
setores (Gráfico: App Annie)
Apps
O Brasil está no quarto lugar em
termos de utilização aplicativos de compra, com crescimento de 20% em dois
anos.
Países que
mis usam apps de compra no mundo (Gráfico: App Annie)
O número
também é mantido em cenários de apps para alimentação e bebidas, com
crescimento de 45% em dois anos. Nesse período o Brasil quase dobrou o número
de downloads de apps de comida, como iFood ,
Uber Eats e outros, chegando a 140 milhões de downloads.
Contudo,
esses apps ainda estão abaixo dos usados por grandes marcas. O líder de
downloads é o app do McDonald's, seguido de Burger King, Burger King Brasil,
Starbucks e Starbucks USA.
Relacionado
a bancos, o Brasil teve aumento acima de 100% no número de downloads, ficando
atrás somente da Índia. O app do Banco do Brasil, por
exemplo, é um dos 10 mais baixados de 2018.
Outro dado
interessante coloca o Brasil como um dos países que mais gasta tempo em frente
a apps de vídeo. Em 2018, passamos a marca de 20 bilhões de horas assistindo
vídeos em serviços de streaming, um crescimento de 130% em dois anos.
Utilização
de apps de vídeo (Gráfico: App Annie)
Nas redes
sociais, o país também se apresenta como destaque, na segunda colocação.
Passamos cerca de 90 bilhões de horas em consumo de apps de mensagem em 2018.
Aqui no Brasil, destaque absoluto para o WhatsApp, seguido de Facebook e de Instagram.
Brasil aparece como destaque em utilização de apps de redes
sociais e mesnagem (Gráfico: App Annie)
Apps mais usados
O Facebook domina a utilização aqui
no Brasil. Dos cinco apps mais usados, quatro são da empresa: WhatsApp,
Facebook, Messenger e Instagram. Veja a lista:
1° - WhatsApp
2° - Facebook
3° - Messenger
4° - Instagram
5° - Uber
6° - Netflix
7° - Spotfy
8° - Waze
9° - Mercado Livre
10° - Banco do Brasil.
A empresa não informa a quantidade de
usuários destas plataformas.
Fonte: App Annie
Nenhum comentário:
Postar um comentário