quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Como identificar e remover adwares do seu PC


Grande parte dos sites gratuitos que visitamos possuem propagandas, sendo uma forma comum de financiá-lo. Isso não chega a ser um problema, já que eles ficam restritos ao site em si: quando fechamos, não os vemos mais. O problema começa quando os anúncios são onipresentes e aparecem para nós sem a nossa permissão, independentemente do site.

Como eles apareceram? Será que nós mesmos os instalamos? Por incrível que pareça, na maioria das vezes, sim, e vamos ver como identificá-los.


De boa intenção…

A verdade é que muitos adwares são instalados por nós mesmos, só que disfarçados de um serviço útil. Um dos mais famosos é o 180SearchAssistant, senão o mais famoso, se propõe, como o nome diz, a ser um assistente de buscas. Parece uma boa ideia, não? Logo que ele é instalado, porém, ele começa a mostrar propagandas “personalizadas”.
Colocamos “personalizadas” entre aspas pois ele usa os seus dados para mostrar anúncios com um maior potencial de atratividade. Dá trabalho até mesmo para ser desinstalado, mostrando mensagens catastrofistas de que o seu computador será danificado.

Também conhecido como Zango Search Assistant, ou simplesmente Zango, o 180SearchAssistant é apenas um dos milhares de adwares que há por aí. Existem outros icônicos como Altnet, Ads by Gamevance, Virtumundo (um dos mais perniciosos) e CoolWebSearch. Mas o que fazer caso exista a suspeita de que seu PC tem um adware instalado?


Caso por caso

Vimos alguns adwares famosos acima, mas eles estão por aí na casa dos milhares. É importante ter em mente que eles sempre são mascarados como uma função útil, prometendo ajudar em algo. Na maioria das vezes acabamos identificando-os não pelo nome, mas por seus efeitos.

Por exemplo, se mostram clickbaits com títulos ridículos: “Homem de 35 anos perdeu 23 kg em apenas 12 segundos com nova dieta maluca na sua região”. Se você perceber qualquer comportamento do tipo, é hora de agir.
Em primeiro lugar temos que isolá-lo. Essas propagandas aparecem somente no Chrome e não no Firefox (ou vice-versa)? Provavelmente é uma extensão. Aparece em todos os navegadores, ou mesmo no sistema operacional (alguns chegam a fazer isso)? Então é um programa.

O segundo passo é caça-lo. Busque programas/extensões com nomes sugestivos, assim como aqueles que você não lembra de ter instalado. Ficou em dúvida? Copie o nome e pesquisa sobre ele. Há diversos sites com descrições detalhadas de cada um. Se ele aparecer como adware, é hora de eliminá-lo.

Fonte: canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário