quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Google Maps agora diz que horas você deve sair de casa para não se atrasar


O Google Maps está ficando cada vez mais próximo de concorrentes como o Waze. O primeiro passo tímido rumo a esta equiparação foi mostrar os radares fixos e móveis de forma colaborativa com usuários. Agora, a Google adicionou uma ferramenta que informa quando você precisa sair de casa para chegar ao seu destino em tempo.

A ferramenta serve para quando você tem um compromisso importante, para você saber que horas precisará sair de casa se quiser chegar lá dentro do planejado. A ideia é você ter uma noção de como o trânsito normalmente se comporta em determinados horários, para, assim, saber que horas deve sair para não se atrasar a uma consulta médica, por exemplo, ou a uma reunião importante no trabalho.

Quem mora ou já morou em uma metrópole como São Paulo sabe que, muitas vezes, sair de casa meia hora depois do horário de pico pode resultar em menos trânsito e, talvez, até chegar mais rápido ao destino. E se este é o seu caso, você também sabe que, dependendo do horário, sair meia hora mais cedo não vai adiantar nada, pois o trânsito estará caótico e você certamente se atrasará.

O novo recurso do Maps também pode ser útil para quem usa o app para pegar transporte público. Ao informar quando você vai sair de casa, ou quando precisa chegar ao seu destino, pode ficar mais fácil saber qual ônibus ou metrô pegar exatamente visando mais rapidez no trajeto. Tal função já está disponível na maioria dos apps de transporte público, como CityMapper ou Moovit.

O programa usa a média de tempo dos usuários naquele período para fornecer uma estimativa do quanto se pode demorar no trajeto; contudo, vale lembrar que ele não é capaz de prever acidentes, nem outras interrupções de tráfego que pode levar a congestionamentos anormais para aquele horário.

Assim, quando se busca por um trajeto, é possível indicar o momento que você pretende sair ou chegar, em uma escala de horas ou até dias. Para isso, quando você estiver informando a rota, toque nos três pontinhos no canto superior direito e escolha hora de chegada ou saída. Nesta opção você pode indicar quando pretende sair ou chegar e o app vai informar o melhor caminho para você chegar ao destino no menor tempo possível.
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para alguns usuários do Maps para Android, mas já deve ser liberada a todos em breve. Vale lembrar que tal ferramenta já existe na versão para desktop do Maps. Assim, caso você precise prever uma rota mas ainda não recebeu o recurso em seu aparelho, pode optar por fazer o cálculo do trajeto pelo navegador e enviar o link para seu smartphone.

Fonte: 9to5Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário