Depois de derrotar
humanos em alguns jogos de tabuleiro tradicionais, como go e
xadrez, a inteligência artificial desenvolvida pela DeepMind, empresa irmã da
Google, começou a expandir seus domínios também para os videogames. Após aprender a jogar Quake III, a IA AlphaStar
venceu com folga alguns dos maiores jogadores profissionais de StarCraft II.
Em um evento feito em parceria com a Blizzard, desenvolvedora do
game, a AlphaStar jogou contra Dario “TLO” Wünsch e Grzegorz “MaNa” Komincz,
ambos da Team Liquid. Nos dois casos, a inteligência artificial derrotou os
jogadores profissionais por 5 a 0.
É um feito marcante para o desenvolvimento de inteligências
artificiais, que já conseguiram dominar games como Super Mario World e Pitfall,
mas sempre enfrentaram problemas quando confrontadas com jogos de estratégia
mais complexos. No vídeo abaixo, você pode ver a demonstração completa com os
resultados dessa pesquisa.
Para conseguir chegar a esse ponto, a equipe da DeepMind treinou
a AlphaStar utilizando dados de reprises de partidas jogadas por humanos.
Depois de passar uma semana analisando essas informações, a IA se dividiu em
vários agentes e começou a jogar contra si mesma para testar as melhores
estratégias e entender quais eram as formas mais efetivas de chegar à vitória.
Como informa a própria DeepMind, a AlphaStar também jogou com um
elemento bem favorável para o seu lado. Diferentemente dos jogadores
profissionais humanos, a IA não precisava mover o mapa para verificar o que
estava acontecendo em cada ponto da arena. Ela é capaz de saber o que está
acontecendo em todos os locais ao mesmo tempo.
De qualquer forma, TLO elogiou a maneira como a IA soube usar o
jogo a seu favor. “O agente demonstrou estratégias nas quais eu não tinha
pensado antes, o que significa que talvez existam novas maneiras de jogar esse
jogo que ainda não foram totalmente exploradas”.
O próximo passo para a AlphaStar em Starcraft II deve envolver
jogar em condições mais iguais contra os humanos. A empresa está trabalhando em
um novo agente da IA que fica limitado a focar a atenção em pontos específicos
do mapa, como se estivesse usando um mouse para mover a câmera. Uma versão
inicial desse agente chegou a perder a primeira partida para MaNa, mas a
expectativa é que ela volte a derrotar os profissionais após passar pelo
treinamento completo.
Fonte: DEEPMIND
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