sábado, 26 de janeiro de 2019

IA da DeepMind consegue derrotar jogadores profissionais de StarCraft II



Depois de derrotar humanos em alguns jogos de tabuleiro tradicionais, como go e xadrez, a inteligência artificial desenvolvida pela DeepMind, empresa irmã da Google, começou a expandir seus domínios também para os videogames. Após aprender a jogar Quake III, a IA AlphaStar venceu com folga alguns dos maiores jogadores profissionais de StarCraft II.

Em um evento feito em parceria com a Blizzard, desenvolvedora do game, a AlphaStar jogou contra Dario “TLO” Wünsch e Grzegorz “MaNa” Komincz, ambos da Team Liquid. Nos dois casos, a inteligência artificial derrotou os jogadores profissionais por 5 a 0.

É um feito marcante para o desenvolvimento de inteligências artificiais, que já conseguiram dominar games como Super Mario World e Pitfall, mas sempre enfrentaram problemas quando confrontadas com jogos de estratégia mais complexos. No vídeo abaixo, você pode ver a demonstração completa com os resultados dessa pesquisa.
Para conseguir chegar a esse ponto, a equipe da DeepMind treinou a AlphaStar utilizando dados de reprises de partidas jogadas por humanos. Depois de passar uma semana analisando essas informações, a IA se dividiu em vários agentes e começou a jogar contra si mesma para testar as melhores estratégias e entender quais eram as formas mais efetivas de chegar à vitória.

Como informa a própria DeepMind, a AlphaStar também jogou com um elemento bem favorável para o seu lado. Diferentemente dos jogadores profissionais humanos, a IA não precisava mover o mapa para verificar o que estava acontecendo em cada ponto da arena. Ela é capaz de saber o que está acontecendo em todos os locais ao mesmo tempo.

De qualquer forma, TLO elogiou a maneira como a IA soube usar o jogo a seu favor. “O agente demonstrou estratégias nas quais eu não tinha pensado antes, o que significa que talvez existam novas maneiras de jogar esse jogo que ainda não foram totalmente exploradas”.

O próximo passo para a AlphaStar em Starcraft II deve envolver jogar em condições mais iguais contra os humanos. A empresa está trabalhando em um novo agente da IA que fica limitado a focar a atenção em pontos específicos do mapa, como se estivesse usando um mouse para mover a câmera. Uma versão inicial desse agente chegou a perder a primeira partida para MaNa, mas a expectativa é que ela volte a derrotar os profissionais após passar pelo treinamento completo.

Fonte: DEEPMIND

Nenhum comentário:

Postar um comentário