Ontem (30), o
Facebook foi alvo de uma nova polêmica após vir à tona que a rede social pagava jovens usuários para espioná-los por
meio do app Facebook Research. Hoje (31) é a vez da Google passar pela
mesmíssima situação.
Segundo o TechCrunch, a Gigante da Web usava
o app Screenwise Meter para trocar vale-presentes por dados e, assim como o
Facebook, também teria violado as diretrizes da App Store. A Google distribuía
o aplicativo como se ele fosse um serviço interno da empresa para poder coletar
informações dos usuários, algo que a loja de apps da Apple não permite em
programas oferecidos ao grande público.
Para levar a
cabo o “drible” nas defesas da App Store, a Google pedia que usuários com mais
de 18 anos baixassem o Screenwise Meter e usassem um código especial durante a
configuração. Esse código era o Certificado de Empresa da Apple, que atestava
para o sistema o uso do app por alguém de dentro da Google.
Google se desculpa
Em resposta à descoberta da
violação das diretrizes da App Store,
a Google pediu desculpas e afirmou que tudo não passou de um mal-entendido.
“O app Screenwise Meter para iOS
não deveria ter operado sob o programa de empresa desenvolvedora da Apple —
isso foi um equívoco e nós pedimos desculpas”, informou a companhia em
comunicado.
“Nós desativamos este app nos
dispositivos iOS. Ele é e sempre foi totalmente voluntário. Fomos sinceros com
os usuários sobre a maneira como usamos os seus dados neste aplicativo, não
temos acesso a dados criptografados em apps e dispositivos e os usuários podem
deixar o programa a qualquer momento”, concluiu.
Transparência mas nem tanto
A sinceridade da Google com os
usuários não é questionável, afinal a companhia de fato era bem clara sobre o
que coletava e a forma como isso era usado. Ela tinha até mesmo uma espécie de
"modo privado" que impossibilitava qualquer identificação de quem
participava do programa.
Para além das questões de
privacidade que estão implícitas neste caso, porém, fato é que a companhia usou
de artifícios nada honestos para distribuir tal app ao público e oferecer a
eles a chance de ganhar algum dinheiro em troca do monitoramento de suas
atividades.
Vale lembrar que, ontem, após o
caso do Facebook vir à tona, a Apple revogou as
credenciais de empresa desenvolvedora da rede social dentro
da App Store, o que teria limitado, inclusive, o funcionamento de versões para
desenvolvedores de alguns apps da empresa. Até o momento, a Maçã não se
pronunciou sobre o caso da Google, mas é de se esperar que a reação seja
semelhante à desta quarta-feira.
Fonte: www.tecmundo.com.br
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