quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular


Proteger uma rede Wi-Fi com senha é uma medida fundamental de segurança: caso contrário, qualquer pessoa vai poder se conectar à sua rede e usar sua internet à vontade. Mas vamos dizer que, por algum motivo, você esqueceu qual senha definiu para o roteador. Felizmente, existem maneiras simples de descobrir o código de acesso - é possível fazer isso tanto pelo celular quanto pelo computador.
Abaixo vamos ensinar como você pode fazer para encontrar a senha do Wi-Fi tanto a partir do seu PC com Windows quanto de um celular com o sistema Android ou então a partir do próprio roteador usado para a sua internet sem fio.

Recuperando a senha do Wi-Fi pelo Windows

Caso você ainda tenha algum computador que consiga se conectar à rede Wi-Fi e esteja com o Windows, saiba que é possível recuperar a senha sem nem precisar acessar o roteador. Veja:
1 - Abra o “Painel de controle”;
2 - Acesse a opção “Rede e internet”;
3- Na área “Central de Rede e Compartilhamento, clique 
em “Exibir o status e as tarefas da rede”;
4 - Agora, procure o nome da sua conexão e clique nela;
5 - Na nova janela, entre em “Propriedades da conexão sem fio”;

6 - Na guia “Segurança” você encontrará a senha da rede ao marcar a opção “Mostrar caracteres”.

Como recuperar a senha pelo Android

Para recuperar uma senha Wi-Fi que esteja salva no Android, infelizmente é necessário ter o root no aparelho. Em compensação, o processo é simples. Confira:
1 - Obtenha algum gerenciador de arquivos como o ES File Explorer;
2 - Nele, navegue até este caminho: “Data > Misc > Wifi”. Abra o arquivo “wpa_supplicant.conf” com o “ES Note Editor”;
3 - A senha estará na linha “psk”, logo abaixo do nome da rede.

Caso você tenha os drivers adb instalados em sua máquina e o modo de desenvolvedor habilitado no smartphone, pode obter este arquivo no computador sem precisar do root.
Apesar desta possibilidade, nós não recomendamos o processo via adb, pois ele está sujeito a erros e pode demorar para ser completado. O único comando que precisa ser rodado é: “adb pull /data/misc/wifi/wpa_supplicant.conf c:/wpa_supplicant.conf”. O arquivo será copiado para a raiz do HD e pode ser aberto com o bloco de notas.

Descobrindo a senha do Wi-Fi pelo roteador

Este método é o mais eficaz para a recuperação da senha. Idealmente, conecte um cabo ao roteador, mas se você tiver um aparelho com acesso ao Wi-Fi dele, também conseguirá realizar as etapas a seguir. Dito isto, seguem os passos:
1 - Aperte as teclas “Win + R” e digite “cmd” sem as aspas. Aperte “Enter”;
2 - Entre com o comando: ipconfig e anote o endereço do “Gateway” padrão;
3 - No navegador que preferir, acesse o IP anotado como se fosse um site;
4 - Nesta tela, será solicitado um login e senha para acessar o painel de controle do roteador. Caso não saiba as credenciais, tente a palavra “admin” nos dois campos. A maioria dos roteadores vem com um adesivo contendo esta informação;
5 - No menu de opções, acesse a guia “Wireless” e clique em “Wireless Secutiry”;
6 - A senha deverá aparecer junto com as configurações da rede.
Os nomes e posições das funções referentes a este último método podem variar de acordo com a fabricante do roteador, mas o processo não muda. Na última etapa, além de ver a senha, você pode trocá-la, também.
Se com essas três alternativas ainda não foi possível recuperar a senha, infelizmente, você terá que realizar um reset em seu roteador. Isto é feito através de um botão geralmente localizado na parte de trás do dispositivo. Este processo apagará todas as configurações de rede dele, sendo necessário refazer a sua configuração.
Além disso, isso afeta todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi, que podem ficar sem acesso à internet até que outros usuários reconfigurem suas máquinas de acordo com a nova rede.
Fonte: www.olhardigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário