quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

No Android, Microsoft Edge ganha sistema que detecta fake news


Depois do Chrome, agora é a vez do Microsoft Edge receber uma integração com o NewsGuard, um sistema que ajuda a detectar e identificar fake news. Disponível como parte do navegador da gigante para o sistema operacional Android, o complemento exibe um selo de verificação ao lado de links para sites confiáveis e que apresentem informações legítimas.

Curado por um time de jornalistas, o NewsGuard nasceu como uma forma de auxiliar usuários a identificarem notícias falsas ou informações não críveis, como as que tomaram a internet nos últimos anos como arma de propaganda política. O sistema funciona a partir da checagem de informações por um time de especialistas humanos, que, então, emitem a verificação para veículos e reportagens que se atenham aos fatos, não à manipulação.

O combate às fake news já havia aparecido em outro produto da Microsoft, o News, que também ganhou um “detector” de informações falsas. Com o recurso, a companhia afirma que seu aplicativo de notícias ficou totalmente livre desse tipo de problema, o que fez com que mais pessoas o assumissem com tranquilidade como uma fonte diária de informações. No caso desta solução, são 800 pessoas envolvidas, ao lado de sistemas de inteligência artificial.

A integração com o NewsGuard estava em fase de testes desde o final do ano na versão Android do Microsoft Edge. Agora, fica disponível a todos os usuários que tenham o navegador instalado, junto com novos recursos que facilitam o acesso a recursos do menu e uma opção que fecha o browser completamente a partir de sua tela de configurações, sem que ele fique rodando (e aparecendo) em segundo plano durante o uso do celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário