quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Instagram desmente rumor de que está limitando alcance das postagens

Instagram alegando que um novo algoritmo da rede social só estava mostrando as publicações para 7% dos seus seguidores. O alerta vem acompanhado de um pedido as pessoas curtirem o post e comentarem “sim” nele para aumentar o “ranking” do perfil e fazer com que a publicação alcançasse um número maior de pessoas.

Ainda que a postagem original seja de janeiro de 2018, a publicação voltou a ganhar tração nas últimas semanas, o que obrigou o Instagram a se posicionar oficialmente sobre o fato e desmentir o boato.
Postagem viral no Instagram que acusa a rede de não mostrar as publicações para todos os usuários (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Usando sua conta oficial no Twitter, a empresa explicou que os feeds do Instagram não seguem a mesma regra do Facebook, que não mostra todos os posts de todos os amigos e páginas que o usuário segue. O que acontece é que o algoritmo da empresa dá uma relevância maior para aquelas contas que o usuário costuma interagir mais (seja curtindo ou comentando nas fotos) e que por isso é normal no topo da timeline aparecer várias publicações do mesmo usuário. Contudo, se que você continuar navegando pelo app irá encontrar também as publicações daquelas pessoas que você segue, mas pouco interage.
What shows up first in your feed is determined by what posts and accounts you engage with the most, as well as other contributing factors such as the timeliness of posts, how often you use Instagram, how many people you follow, etc.
We have not made any recent changes to feed ranking, and we never hide posts from people you're following – if you keep scrolling, you will see them all. Again, your feed is personalized to you and evolves over time based on how you use Instagram.✌️
1.557 pessoas estão falando sobre isso

Após a explicação, diversos usuários responderam ao tweet da empresa afirmando que preferiam que o app disponibilizasse um feed em ordem cronológica das postagens e não que ficasse tentando adivinhar quais conteúdos eles iriam curtir mais.
What shows up first in your feed is determined by what posts and accounts you engage with the most, as well as other contributing factors such as the timeliness of posts, how often you use Instagram, how many people you follow, etc.
At least give us the option to see the timeline in chronological order. The algorithm you use sucks.
183 pessoas estão falando sobre isso

Então, ainda que todo o papo de 7% tenha sido inventado, a publicação viral não é de todo mentirosa, já que curtir e comentar nela aumenta, sim, as chances de o conteúdo aparecer no topo da timeline de um número maior de usuários, o que serve para explicar também o porquê ela acabou se tornando viral.

Fonte: The Verge


Nenhum comentário:

Postar um comentário