Instagram alegando que um novo
algoritmo da rede social só estava mostrando as publicações para 7% dos seus
seguidores. O alerta vem acompanhado de um pedido as pessoas curtirem o post e
comentarem “sim” nele para aumentar o “ranking” do perfil e fazer com que a
publicação alcançasse um número maior de pessoas.
Ainda que a postagem original seja de
janeiro de 2018, a publicação voltou a ganhar tração nas últimas semanas, o que
obrigou o Instagram a se posicionar oficialmente sobre o fato e desmentir o
boato.
Postagem
viral no Instagram que acusa a rede de não mostrar as publicações para todos os
usuários (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
Usando sua
conta oficial no Twitter, a empresa explicou que os feeds
do Instagram não seguem a mesma regra do Facebook, que não mostra todos os posts de
todos os amigos e páginas que o usuário segue. O que acontece é que o algoritmo
da empresa dá uma relevância maior para aquelas contas que o usuário costuma
interagir mais (seja curtindo ou comentando nas fotos) e que por isso é normal
no topo da timeline aparecer várias publicações do mesmo usuário. Contudo, se
que você continuar navegando pelo app irá encontrar também as publicações
daquelas pessoas que você segue, mas pouco interage.
We have not made any recent changes to feed ranking, and we never hide posts from people you're following – if you keep scrolling, you will see them all. Again, your feed is personalized to you and evolves over time based on how you use Instagram.
1.557 pessoas estão falando sobre isso
Após a explicação, diversos usuários
responderam ao tweet da empresa afirmando que preferiam que o app
disponibilizasse um feed em ordem cronológica das postagens e não que ficasse
tentando adivinhar quais conteúdos eles iriam curtir mais.
At least give us the option to see the timeline in chronological order. The algorithm you use sucks.
183 pessoas estão falando sobre isso
Então, ainda que todo o papo de 7%
tenha sido inventado, a publicação viral não é de todo mentirosa, já que curtir
e comentar nela aumenta, sim, as chances de o conteúdo aparecer no topo da
timeline de um número maior de usuários, o que serve para explicar também o
porquê ela acabou se tornando viral.
Fonte: The Verge
Nenhum comentário:
Postar um comentário