terça-feira, 21 de maio de 2019

Fórum que abriga hackers de redes sociais é invadido e base de dados é publicada


Usuários mais hardcore das redes devem conhecer o fórum “OGUSERS”, famoso por ser uma espécie de ponto de encontro entre hackers para comprarem e venderem contas roubadas de redes sociais variadas, sobretudo Instagram e Twitter.

Bom, em uma virada cármica totalmente imprevista, o OGUSERS foi hackeado por outro grupo invasor, e teve sua base de dados publicada em um fórum externo. Basicamente, o fórum de hackers foi hackeado por outros hackers e teve seus dados disponibilizados em um outro fórum hacker. Entendeu?

De acordo com o administrador do OGUSERS, que atende pelo apelido de “Ace”, a invasão se deu por uma falha de segurança de um plugin utilizado no fórum, e a base de dados roubada é datada do final do ano passado: “Parece que alguém conseguiu invadir o nosso servidor por meio de um plugin em nosso software e acessar um backup antigo, com data de 26 de dezembro de 2018”.
 Fórum de hackers teve servidor invadido e base de dados publicamente exposta: membros estão abandonando o site com medo de serem investigados

Outras contas comercializadas pelo OGUSERS incluem credenciais de acesso à Xbox Live e PlayStation Network, bem como nomes de usuários e handles raras ou difíceis de serem obtidas. Os hackers que usam o fórum são adeptos de uma técnica chamada SIM Swapping, que, basicamente, lhes permite tomar o controle de um número de telefone do usuário desejado. Uma vez de posse dessa informação, eles alteram as senhas dos perfis das redes sociais e as vendem a quem pagar mais no fórum.

“OGUsers vem se mantendo online pelos últimos três anos e essa é a primeira vez que ocorre uma falha”, disse Ace em um post no fórum. “Eu compreendo a frustração de todos e sinto muitíssimo que isso tenha acontecido.

Vocês têm que entender, porém, que outros sites, como Twitter, FacebookDropbox e outros fóruns que vocês frequentam foram invadidos pelo menos uma vez. Pessoas atacam este site 365 dias por ano. Novamente, eu sinto muito por isso e farei o melhor para assegurar que isso não se repita”.

Um outro hacker, atendendo pelo nome de “Omnipotent”, assumiu a autoria da publicação da base de dados dentro do fórum Raidforums.
“Olá, comunidade Raidforums. Hoje, eu fiz o upload da base de dados do fórum OGUsers para que vocês a baixem de graça. Obrigado pela leitura e aproveitem!”, diz o post.

Um membro do OGUsers falou à Motherboard, o braço tecnológico da VICE, nos EUA: “É como se uma bomba atômica fosse jogada no site”, ele disse, via chat. O usuário explicou que existe uma preocupação no fórum de que as autoridades tenham acesso aos dados, levando pessoas a abandonar o canal com medo de serem investigadas ou hackeadas. “Algumas pessoas utilizam as ‘pms’ [private messaging, o serviço de mensagens privadas que todo fórum tem] do OGUsers como seu único contato, então se você olhar o material ou um agente do FBI fazer isso, tem muito o que encontrar”.

Segundo o membro, o “OGU já era. Mais uma dessas e ele morre. Só mais um golpe”.

Fonte: Motherboard

Nenhum comentário:

Postar um comentário