A Audi anunciou que, a partir de julho deste ano, alguns de
seus modelos vendidos na Alemanha terão como item opcional a inovadora
tecnologia chamada Audi Traffic Light Information. Através dela, o sistema do
carro estará interligado aos semáforos da cidade, com a possibilidade de
identificação do tempo que eles permanecerão abertos, dando condições para o
motorista decidir se acelera ou espera que ele feche.
(Fonte:
Divulgação/Audi)
Como ninguém quer
levar multas à toa, a análise leva em conta a velocidade máxima permitida na
via e informa, de maneira automática, se é possível ou não passar de forma
segura. O principal objetivo da funcionalidade é evitar o comum "para e
anda", situação corriqueira em grandes cidades.
Sistema pioneiro
O sistema já está
disponível em algumas cidades dos Estados Unidos desde 2016, e agora a empresa
começa o processo de implantação na Europa. A cidade alemã de Ingolstadt será a
pioneira no continente, com um planejamento de que após 2020 outras localidades
também estejam aptas a trabalhar com a função.
O responsável
pela área de desenvolvimento de aplicativos da Audi, Andre Hainzlmaier, afirmou
que "o para e anda nas cidades é muito irritante, então ficamos felizes
quando encontramos uma 'onda verde', mas infelizmente isso ocorre muito
raramente. Com a função Audi Traffic Light Information, os motoristas têm maior
controle, dirigem com mais eficiência e mais relaxados, porque sabem se um
semáforo a 250 metros à frente estará verde".
(Fonte:
Divulgação/Audi)
Os
EUA foram escolhidos como país para a implantação inicial do sistema porque sua
estrutura de tráfego é muito mais ampla e uniforme, ao contrário da Europa. No
momento, os semáforos da cidade alemã selecionada já estão aptos a trabalhar
com a funcionalidade, mas Hainzlmaier explica que a "rapidez com que
outras cidades estarão conectadas a essa tecnologia depende, acima de tudo, se
os padrões de dados e interfaces forem estabelecidos e as cidades digitalizarem
seus semáforos".
Os
dados de sinalização são tratados em um servidor da própria Audi, com posterior
envio aos automóveis em movimento. Assim, também se torna possível que a
empresa forneça informações de tráfego para autoridades locais, com o intuito
de otimizar o funcionamento do trânsito.
A
implantação do sistema em cidades da Europa e do Canadá está prevista
para os próximos anos, com um projeto sendo desenvolvido na China,
especificamente na cidade de Wuxi.
Fonte: PRESS RELEASE
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