Todo mundo sabe que
plataformas como Facebook, Instagram e Google "monitoram"
os usuários por meio dos smartphones e lucram vendendo suas preferências para
anunciantes. Muitos já devem ter se perguntado: o que, afinal, elas ganham com
isso? E senadores estadunidenses também querem saber.
Mais especificamente, eles querem
saber "quanto" as empresas ganham com a captação e o uso de
informações pessoais de usuários. Para isso, uma proposta de lei bipartidária
enviada ao congresso dos Estados Unidos sugere que empresas com mais de 100
milhões de usuários mensais ativos sejam obrigadas a apresentar um relatório
anual sobre o valor dos dados arrecadados e o que foi feito com essas
informações.
(Foto: Pexels)
Se a lei for aprovada, as companhias
de tecnologia e redes sociais como Facebook e a própria Google terão, ainda,
que detalhar quais tipos de dados foram captados e abrir a possibilidade de que
os usuários excluam todas as informações ou parte delas do banco de dados da
plataforma.
A proposta, que visa tornar mais
transparentes as relações dessas companhias com seus usuários, foi uma das
poucas situações da política norte-americana capazes de agradar democratas e
republicanos. O projeto parte dos senadores Mark Warner (democrata) e Josh
Hawley (republicano), que encabeçam a iniciativa.
Senadores Mark Warner e Josh Hawley, dos Estados Unidos. (Foto:
Wikimedia Commons)
Pronta para ser anunciada na próxima
segunda-feira (02), a lei vem sendo chamada pela imprensa dos Estados Unidos de
Dashbord Act, de Designing Accounting Safeguards to Help Broaden Oversight
And Regulations on Data, ou Projetando Salvaguardas de Responsabilidade para
Ajudar a Ampliar a Supervisão e Regulamentação de Dados, em tradução livre.
Em um comunicado divulgado na
imprensa, Warner disse que "durante anos, as empresas de mídia social disseram
aos consumidores que seus produtos são gratuitos para o usuário, mas isso não é
verdade. Você está pagando com seus dados em vez de sua carteira. A falta geral
de transparência e divulgação nesse mercado tornou impossível para os usuários
saberem o que estão entregando, com quem mais seus dados estão sendo
compartilhados ou o que estes valem para a plataforma".
O governo dos EUA está preocupado
também com a possibilidade de que o Facebook saiba mais sobre os cidadãos do
que a própria administração pública, mas não ficou claro até agora se o
Dashbord Act mudará isso de alguma forma.
Fonte: Cnet
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