31,83 milhões. Esse é o número de domicílios brasileiros que fecharam o mês de
maio deste ano com banda larga fixa,
de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O aumento foi de 1,66 milhão de endereços desde o mesmo mês no ano passado,
representando crescimento de 5,49%. Somente em maio, foram 112,73 mil novas
residências atendidas, aumento de 0,36% em relação ao mês anterior.
A maior participação do mercado é da Claro, que tem 9,52 milhões
de moradias atendidas (29,90%), seguida pela Vivo, com 7,43 milhões (23,33%), e
pela Oi, com 5,79 milhões (18,20%).
(Fonte:
Pexels)
Apesar
do monopólico dos três maiores grupos de telecomunicações atuantes na banda
larga fixa, as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) representam uma
fatia importante de mercado: totalizaram 8,57 milhões de domicílios (26,94%).
De acordo com a Resolução Anatel n. 694/2018, uma PPP é uma empresa que detém
menos de 5% de cada mercado de varejo de telecomunicações em que atua.
Destaque para Claro e TIM
Embora
o crescimento tenha sido representativo, apenas a Claro e a TIM registraram
crescimento no número de residências atendidas, de 366,51 mil (+4,01%) e de
82,51 mil (+18,89%), respectivamente. A Vivo teve redução de 152,07 mil
(-2,01%); a Oi, de 411,80 mil (-6,64%); e a SKY, de 61,63 mil (-17,23%). As PPP
também cresceram, com 2,20 milhões de lares (+14,11%).
(Fonte:
Pixabay)
Os
dados reforçam a movimentação demonstrada no relatório divulgado pela Anatel no
começo deste ano: apesar das reclamações acerca da velocidade e dos altos
custos, a banda larga
ainda é o formato de acesso à internet que mais cresce no Brasil.
Fonte:
ANATEL
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