Faz quase um ano que
a Lockheed Martin assinou um contrato de 248 milhões de dólares para
desenvolver um avião supersônico silencioso para a NASA,
e parece que o projeto está cada vez mais peculiar: o X-59 QueSSt terá uma
grande tela 4K no lugar da janela frontal do cockpit.
Para cumprir o objetivo
silencioso, os designers da empresa informaram que a aeronave precisa ser o
mais aerodinâmica possível, então a janela tradicional da cabine do piloto é
inviável. A iniciativa inédita será testada oficialmente em 2021. Se não
acontecerem atrasos, claro.
De acordo com o Techcrunch, a meta da Lockheed
Martin é conseguir criar uma máquina capaz de ultrapassar a velocidade do som
com um barulho equivalente a um "fechar de portas de um carro". Ou
seja: um piloto corajoso vai voar a, aproximadamente, 1.500 quilômetros por
hora, em uma altitude de quase 17 quilômetros para produzir um pouco mais de 75
decibéis, o equivalente a um aspirador. O contrato foi aberto pela Nasa pois
voos supersônicos são extremamente barulhentos e podem causar diversos
problemas em áreas populosas.
(Fonte: Reprodução/Techcrunch)
O design do X-59 já está sendo
aperfeiçoado pela Lockheed Martin desde 2016, e, no ano passado, uma
miniatura preliminar da aeronave —
que parece uma escova de dentes com asas — foi
aprovada nos testes do túnel de vento do Centro de Pesquisa Glenn, em
Cleveland, Estados Unidos.
Você pode conferir uma renderização da nave abaixo.
Como você pode observar, o
cockpit fica um pouco antes do final das asas, e existem apenas janelas
laterais. Para consertar a falta de visão óbvia do piloto, o avião vem equipado
com diversos displays 4K. A tela que representa a
janela frontal faz parte de um sistema chamado eXternal Visibility, ou XVS, que
mostra uma imagem "costurada" por duas câmeras no exterior do avião,
junto outros detalhes sobre o terreno, que já estão armazenadas na memória. Por
usar um sistema não convencional, diversos profissionais da Nasa já estão testando
o XVS em simuladores.
Fonte: Reprodução/ Techcrunch
Atualmente, o avião da NASA e da
Lockheed Martin está na fase de construção e deve levantar voo em 2021; o que é
uma surpresa, já que, de acordo com o Techcrunch, este é o primeiro avião
experimental da Lockheed em mais de 30 anos. Se a escova de dentes com asas for
bem sucedida, ela será a precursora dos aviões supersônicos silenciosos e
talvez ajude a popularizar ainda mais o conceito junto com a Boom, que desenvolveu um jato desta
modalidade que consegue transportar entre 45 e 55 pessoas.
Você pode conferir um video de
divulgação do X-59 QueSST abaixo.
Fontes:
TECHCRUNCH/NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário