sábado, 29 de junho de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: DUMBO



Por João Ramiro Antunes

Não é novidade que a Disney decidiu refazer seus clássicos filmes animados em versões live action, e esse ano tivemos a de Dumbo que acaba de sair pra home vídeo. 
Holt Ferrier é uma ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça pra baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme: Voar.
A direção dessa adaptação fica por conta de Tim Burton, que dispensa apresentações, e aqui além de nós proporcionar o reencontro de Michael Keaton e Denny DeVito (Batman o retorno 1992) faz um ótimo trabalho na condução desse filme, com sua estética visual única. 
Como de costume, a direção de arte está fantástica, a reconstrução de época e dos grandes circos é de encher os olhos, evocando toda aquela magia e nostalgia de antigamente e a trilha sonora de seu fiel compositor Danny Elfman, casa perfeitamente com a proposta, tornando recompensador ver a alma do Burton inserida nesse projeto como não via desde muito tempo.
 
A animação Dumbo de 1941, senti bem representada aqui, mesmo apenas na primeira parte do longa, não só em essência, mas com cenas icônicas refeitas com muito carinho e respeito, apesar de retirar alguns elementos e personagens que acredito, simplesmente não funcionariam hoje.
Assim como em Alice no País das Maravilhas de 2010, foi dada uma continuidade na história, apesar de clichê, no geral não me incomodou, pois o que realmente interessava está lá, o Dumbo. 
O elefantinho orelhudo está perfeito, não só na sua concepção digital ultra realista, mas em sua personalidade, ele é puro, fofo, carismático, com olhos tão expressivos que é capaz de sabermos o que está sentindo só em olhar e o principal, nos importamos com ele, torcemos, sentimos medo, pena e nos emocionamos com ele.
O elenco é bom, eu gostei bastante do Colin Farrell como o bondoso e correto Holt, e seus filhos Millie e Joe, apesar de ter achado a atriz Nico Park que faz a menina um pouco "robótica" na sua interpretação, o Veterano Denny DeVito que manda bem como o ranzinza Medici, dono do circo.
Eu adorei a Eva Green, ela está linda de trapezista, é forte, corajosa, pra mim foi uma grata surpresa vê-la num papel sem aquela sexualizada costumeira dada na atriz.
Já o magnata Vandemere (Michael Keaton) está bem, representando as "grandes corporações ou o vilão", mas infelizmente na maior parte do tempo soa caricato demais.

Dumbo não é minha animação favorita da Disney, nem meu live action, mas eu gostei, me divertiu, me emocionou,  me impressionou com sua cenas de vôo encantadoras, tem produção e direção excelentes e me entregou o ar de fantasia que necessitava. 

NOTA: 8/10

Assista o Trailer:


Ficha técnica completa


TítuloDumbo (Original)
Ano produção2019
Dirigido por
Estreia
28 de Março de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração112 minutos
Classificação
Gênero
Países de OrigemEstados Unidos da América

Nenhum comentário:

Postar um comentário