domingo, 30 de junho de 2019

Entrega rápida de compras na internet estaria gerando prejuízos ambientais


Segundo a companhia midiática Axios, ao contrário do que muitos imaginam, o constante crescimento nas opções de entregas rápidas em compras na internet pode estar gerando aumento na emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre — neutralizando ou negativando os benefícios que lojas online teriam no meio ambiente em comparação com as físicas.

Nos Estados Unidos, o serviço de entregas Prime Delivery da Amazon acelerou de dois para um dia o tempo para entrega de produtos. Em sequência, o Walmart e a Target apareceram com suas próprias opções de entregas “super-rápidas”.

Um relatório de sustentabilidade da United Parcel Service of America (UPS) aponta que foram emitidas 13,8 milhões de toneladas de CO2 na entrega de 5,1 bilhões de pacotes em 2017, via transportes terrestre e aéreo.

FedEx, outra grande companhia de entrega, registrou emissão de 15,1 milhões de toneladas em 2017. Já o Serviço Postal dos EUA foi responsável pela emissão de 4,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono, em 2016.
 (Fonte: Jcomp/Freepik)

“O comércio eletrônico possibilita benefícios para o meio ambiente, mas esses benefícios desaparecem à medida que as entregas se tornam cada vez mais rápidas”, comenta o professor da Universidade da Califórnia Davis, Miguel Jaller.

No Brasil, entregas de um dia para o outro ainda não são comuns. Contudo, a tendência é de que serviços como o Prime Delivery da Amazon cresçam e cheguem a mais países. 

Além disso, serviços como RappiUber Eats e iFood também pesam nessa conta e já fazem parte da realidade brasileira.

Isso não significa que o consumidor deva diminuir ou deixar de receber pedidos na comodidade de sua casa; afinal, outra tendência no exterior mostra que as grandes companhias buscam alternativas para entregas mais sustentáveis, como automóveis elétricos ou híbridos e até mesmo o uso de drones poderá ajudar nessa causa.

Fontes: Axios/Engadget

Nenhum comentário:

Postar um comentário