terça-feira, 9 de julho de 2019

Mais de 180 apps maliciosos são removidos pelo Google; veja seu celular


O Google removeu 111 aplicativos da Play Store. Os apps utilizavam de adwares para gerar renda aos desenvolvedores e, juntos, contabilizam mais de nove milhões de instalações — e muitos aparelhos brasileiros podem estar neste número. 

Além disso, a empresa de segurança Trend Micro notou que mais de 70 aplicativos na mesma categoria residem em lojas de download terceiras, como a 9Apps e a PP Assistant.

A Trend Micro afirma que todos esses aplicativos fazem parte de uma campanha maliciosa de adware. O adware é um tipo de programa que exibe propagandas sem a autorização do usuário. Muitas vezes, de maneira criminosa, apps exibem propagandas sob outras imagens de tela, escondendo do usuário que ele estaria gerando renda ao desenvolvedor do golpe.

Foram descobertos os seguintes adwares na campanha: AndroidOS_HiddenAd.HRXAA e AndroidOS_HiddenAd.GCLA

Como nota a empresa de segurança, os adwares estavam em aplicativos voltados para jogos e modos de câmera; todos gratuitos para o download. Entre os apps, alguns deles escondidam ícones de aplicações, outros travavam a tela com propaganda fullscreen sem opção para os usuários e ainda conseguiam evadir a detecção sandbox.

As propagandas, com o tempo, começam a tomar a tela do celular do usuário. Segundo a descoberto, os apps maliciosos exibem anúncios logo após o desbloqueio de tela e até “desaparecem” com o próprio ícone, dificultando a desinstalação. Obviamente, internet e bateria continuam sendo consumidos.

A Play Store não oferece mais esses aplicativos para download. Uma lista completa não foi divulgada, mas você pode checar alguns deles na imagem abaixo:



Fonte: O Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário