sexta-feira, 19 de julho de 2019

Novo golpe no Uber pode aumentar o preço da corrida em até 4 vezes


Um novo golpe no Uber tem despertado a preocupação de usuários de aplicativos de transporte. A técnica, batizada de “treme-treme”, foi denunciada por outros trabalhadores da plataforma e sem envolvimento no esquema.

O golpe depende da utilização de um aparelho Android por parte do condutor e consiste em ativar o modo de economia de energia do telefone após o início da corrida, causando uma divergência entre os dados de navegação e a localização real do automóvel.

Isso ocorre porque o modo de alta precisão de localização do Google não funciona no modo de economia dos aparelhos Android. Sem a precisão exata, o aplicativo da Uber é forçado a recalcular a rota a todo instante, gerando novos trechos a serem seguidos.

O grande perigo é que a atualização na rota não irá constar imediatamente na conta do passageiro, fazendo com que o novo trajeto passe totalmente despercebido. O valor final é reajustado apenas após o encerramento do percurso, quando o comprovante da transação é emitido. 

(Fonte: Unsplash)

Essa atitude pode tornar as corridas até quatro vezes mais caras. No YouTube, diversos motoristas têm se posicionado contra essa atitude e tentado alertar os clientes ao máximo.

Infelizmente, ainda não há como prever a atuação irregular dos motoristas, salvo em casos em que a rota já é de conhecimento prévio do passageiro. A boa notícia é que toda e qualquer irregularidade pode ser notificada ao suporte técnico da Uber, que irá analisar o caso individualmente e efetuar o reembolso do pagamento caso a fraude seja comprovada.

A Uber informa que motoristas comprovadamente irregulares serão permanentemente descredenciados da plataforma.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário