domingo, 21 de julho de 2019

Holograma da Microsoft traduz conversas para outros idiomas


Ainda não chegou aquela fase da humanidade em que você vai ter à disposição um clone ou um androide para dividir as tarefas, mas talvez em breve possa ter um holograma seu para conversar em outras línguas. A Microsoft desenvolveu uma solução que usa a realidade virtual para a criação de avatares falantes de diferentes idiomas.

A novidade foi apresentada durante a conferência Microsoft Inspire, que reúne parceiros da empresa para conhecerem os projetos mais recentes nos quais a gigante da tecnologia vem trabalhando. Trata-se de uma nova forma de utilizar o VR, uma inovação que já está ao alcance do ser humano, mas que ainda não vem sendo tão aproveitada quanto poderia, graças principalmente aos altos custos de aplicação.

A proposta é que os usuários poderiam lançar mão dessa alternativa para enviar seu duplo virtual em seu lugar para dar palestras em países estrangeiros, por exemplo, no idioma dos nativos ouvintes. Imagine assistir a uma fala ao vivo de Mark Zuckerberg ou Barack Obama no Brasil e em português? Seria isso que o holograma possibilitaria.
Para desenvolvê-lo, a Microsoft utilizou recursos de realidade virtual como a HoloLens, e de inteligência artificial, como a Azure, além de um mecanismo de tradução neural que consegue traduzir não apenas o texto, mas incorporar a voz do sujeito que fala.

A inovação também usa o estúdio de captura Mixed Reality da Microsoft, e esta, em breve, deve começar a comercializar um pacote completo para empresas que desejem desenvolver hologramas que consigam falar em diferentes idiomas.

Para apresentar essa nova tecnologia, a companhia fez uma demonstração de uma "cópia" digital da apresentadora em tamanho original, porém falando em japonês. Primeiro ela mostra seu "mini-me", uma pequena projeção que cabe na palma da mão, para em seguida ampliar o avatar para seu tamanho real.

Fonte: Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário