domingo, 14 de julho de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: NÓS


Por João Ramiro Antunes

Corra! filme de 2017, é um thriller de terror que foi um sucesso absoluto de público e crítica, sua história pra lá de inovadora, rendeu para seu diretor e roteirista Jordan Peele, o merecidíssmo Óscar de melhor roteiro original, logo em seu primeiro filme. Desde então, a espera pelo próximo projeto do cineasta era aguardadíssima, e esse ano essa espera chega ao fim com "Nós". 
Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. 
O ator e cineasta negro norte americano Jordan Peele, que curiosamente veio da comédia, volta a direção e roteiro e mais uma vez mostra pra todo mundo que entende desse gênero como ninguém, pois enquanto Corra! foi um terror pra falar de racismo, Nós é um terror envolto à uma crítica social. 
Esqueça tudo que você pensa ou acha que sabe sobre esse filme, o cara vai te surpreender e prender sua atenção e te fazer "rachar a cuca" do início ao fim com mistério e tensão, com uma história completamente fora da caixinha. 
Tudo que é apresentado nesse roteiro é minuciosamente bem pensado, e necessário para o entendimento dessa bizarra e genial trama. A trilha sonora do compositor Michael Abels é inquietante, nos causando um desconforto e a sensação de que tem algo errado, até em momentos extremamente cotidianos. 
Aguçando nossa curiosidade ao máximo, para o mistério estabelecido, nos forçando procurar respostas ou uma explicação plausível ou não para o que estamos vendo. Há uma quebra de expectativa constante nos deixando cada vez mais intrigados, digno de um roteiro extremamente bem elaborado. 
Já o elenco, sabe quando todos estão perfeitos em seus papéis? Pois é, os protagonistas e antagonistas dessa história a família Wilson, está afiadíssima. Lupita Nyong'o e Winston Duke (ambos de Pantera Negra) estão excelentes como os pais, assim como seus filhos interpretados pelos atores mirins Evan Alex e Shahadi Wright Joseph, como também, o casal de brancos amigos deles. 
 
 
Mas apesar de todos estarem numa igualdade absurda de atuação, o filme é da Adelaide da Lupita Nyong'o, e meus amigos essa mulher nos entrega uma performance simplesmente espetacular. 
Sobre a trama e acontecimentos, é importante ressaltar que nem tudo é explicado ou até mesmo coeso, dependendo da racionalidade que vais usar para subjugar o filme. Pra mim foram detalhes tão insignificantes durante a experiência ao assistir essa obra cinematográfica, que não lhe tirou crédito ou minha atenção, e muito menos a da sensação de ter visto um dos filmes mais brilhantes dos últimos anos. Meu único incômodo foi um pouco com o humor inserido, que me pareceu mais acertado em Corra! do que aqui. 

Nós é um filmaço, com um roteiro muito original, cheio de referências, críticas e metáforas, que precisa e merece ser visto mais de uma vez, se quisermos absorver o máximo dessa obra,e que vai ficar na sua cabeça por muito tempo. 

NOTA: 9,5/10

Assista o Trailer:

Ficha técnica completa 


Título
Us (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por

Estreia
21 de Março de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
116 minutos
Classificação
 16 - Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário