terça-feira, 30 de julho de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: SAINT SEIYA - OS CAVALEIROS DO ZODÍACO



Por João Ramiro Antunes

A clássica obra de Masami Kurumada, que estreou em formato anime em 1994 aqui no Brasil pela já extinta Rede Manchete, deixou uma legião de fãs, encantando crianças e adolescentes na época, que hoje são adultos, e que com  sucesso de sobra, emplacou várias temporadas ao longo dos anos, volta em 2019 num novo formato e com uma nova visão. 
Seiya e os Cavaleiros do Zodíaco juraram proteger a reencarnação da Deusa Atena e ajudam na batalha contra aqueles que desejam acabar com a humanidade. Essa é a sinopse dessa nova série em 3D CGI que tem produção da Toei Animation, com direção de Yoshiharu Ashino e roteiro de Eugene Son, responsável por algumas animações da Marvel como os Vingadores Unidos e Ultimate Homem Aranha, e conta com 12 episódios, mas que foram liberados apenas 6, que sabemos formar a primeira temporada. 
Curiosamente o que muitos não sabem é que a original saga do santuário foi um sucesso monumental em países como Japão, França, Itália, Chile, China, México, Argentina, Peru e claro Brasil, mas não nos Estados Unidos, que não compraram a ideia Cósmica. Partindo desse pressuposto, vamos falar sobre essa nova versão feita especialmente  para o público criança e adolescente americano, afim de finalmente trazê-los de vez para esse universo fantástico. 
Há vários motivos pelo qual isso fica bem evidente, vamos para alguns: Primeiro a violência foi reduzida e o sangue vetado. Segundo na dublagem em inglês vários nomes foram mudados. Terceiro os áudios oferecidos pela plataforma é português, e inglês como seu idioma original, também na música da abertura clássica cantada consecutivamente e que não foi traduzida pra aqui. 
Fora a ambientação da série e personalidade do adolescente Seiya que nos é apresentado, logo no episódio inicial de skate e com maneirismos ocidentais bem visíveis. Uma adaptação coerente tendo em vista seu público alvo, já que sua versão original não agradou tanto por lá.
É aí que tá, foi difícil pra mim avaliá-la, pois ao mesmo ponto que não funcionou tão bem pra mim, e olha que nem sou fã da obra, entendo perfeitamente que essa versão não é pra nós adultos. Até acho que funcione para os adolescentes mais "leigos", mas com certeza mais com crianças, pois para os fãs hard core da antiga série não, estes iriam se irritar e muito com as mudanças, funcionando apenas como uma seleção de Easter eggs no máximo. 
Mas por outro lado ter momentos da clássica série refeitos como a luta de Seiya contra Cassius pra conseguir a armadura, que aqui ficou mais bem resolvida, e com umas idéias visuais na hora de mostrar os ataques e as lutas em si, que pra mim funcionaram melhor que o anime. 
Não ter esse apego pela obra original, facilita ter uma experiência e opinião menos extremista e no fim, avaliar o produto como produto, e assim distinguir seu real valor. Apesar de não ter muito aqui pra se gostar, consigo enxergar poucas, mas boas virtudes dessa nova abordagem. Eles tentam contar a mesma história, só que com elementos novos, como um passado para Seiya e sua irmã Seika, e a origem de seus poderes que é legal. 
Já o fato de transformarem um dos cavaleiros em mulher, no caso Shun, não me incomodou, mas também não influencia nem contribui em nada pra justificar no meu ver.
O vilão inventado Vander Graad, é fraco, clichê e sua equipe tática com suas armas e veículos de guerra soam estranho e antiquados, o humor em cima de uma tampa de bueiro falante é repetitivo e não funciona, e tudo parece apressado, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, pensando na lentidão que aconteciam. 
Mas o que realmente me causou incomodo de verdade foi a qualidade da animação em si, que até tem um bom e fiel visual às armaduras e personagens, mas é muito plástica deixando a movimentação dura e as vezes meio lenta, limitando sua fluidez. 
Pelo menos a dublagem brasileira merece crédito, pois trouxeram os dubladores oficiais, o que alivia e supri um pouco a nostalgia, que no fim até torna nossa experiência mais Ok.
Saint Seiya - Cavaleiros do Zodíaco da Netflix, tem elementos novos bacanas e ruins, um novo público em mente, idéias visuais interessantes, mas é apressada tornando acontecimentos importantes sem o peso necessário, ou emoção apropriada nas cenas de batalha, mas que contudo até me divertiu, apesar de não ser pra mim, mas assistiria sim, aos outros 6 episódios sem problemas. 

NOTA: 5,5/10

Assista ao Trailer:

Ficha técnica completa 
Título
SAINT SEIYA: Knights of the zodiac (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Yoshiharu Ashino
Estreia
19 de Julho de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
Classificação
 14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero
Países de Origem

Estados Unidos, Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário