quinta-feira, 25 de julho de 2019

Messenger Kids sofre bug que acaba com a razão de ser do próprio app


O aplicativo Messenger Kids, do Facebook, parte da premissa de que menores de 13 anos só podem têr contato com usuários que seus pais escolhem previamente. Pois muitos se surpreenderam ao flagrar os filhos em bate-papos animados com estranhos depois que uma falha de design driblou a tão propalada proteção do app.

Em um chat padrão, as crianças só podem conversar com usuários aprovados pelos pais. Porém, o desenvolvimento do recurso de bate-papo em grupo acabou gerando o bug: se um pequeno criasse um grupo, poderia colocar nele qualquer pessoa autorizada por seus pais, mesmo que ela não tivesse autorização para conversar com as outras crianças do grupo. O bug acabou ferindo a proposta inicial do aplicativo, que é justamente não permitir que menores conversem com alguém sem o consentimento dos pais.

Comunidado aos pais mas não ao público

Discretamente, o Facebook bloqueou as conversas e emitiu o seguinte alerta aos usuários:

Olá. Encontramos um erro técnico que permitiu que um amigo criasse um bate-papo em grupo com seu filho e um ou mais amigos aprovados por você. Queremos que saiba que desativamos esse bate-papo e estamos garantindo que conversas em grupo como essa não serão mais permitidas no futuro. Se você tiver dúvidas sobre o aplicativo e a segurança online, visite nossa Central de Ajuda e o controle dos pais do Messenger Kids. Também apreciamos o seu feedback.

Não houve comunicado ao público sobre o assunto.

Ainda não é certo por quanto tempo o bug esteve no aplicativo, lançado em fins de 2017. Grupos defensores da privacidade já acusaram o Messenger Kids de violar o Children’s Online Privacy Protection Act (o app é projetado para menores de 13 anos e, portanto, sujeito ao COPPA, que visa proteger a privacidade infantil na internet), coletando dados de usuários. A falha de agora só veio acirrar mais os ânimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário