O
Facebook anunciou uma nova ferramenta que promete dar mais controle ao usuário
sobre o que ele vê em seu Feed de Notícias. Chamada de “Why am I seeing this
post?” (ou “Por que eu estou vendo este post?” em tradução livre), a novidade
tem uma pegada estilo “Por que eu estou vendo este anúncio?” e contará quais os
critérios usados para exibir aquela postagem.
O
recurso foi adicionado porque, segundo a rede social, muitas reclamações de
usuários sobre o Feed de Notícias citavam a falta de transparência da
plataforma em relação a esta funcionalidade especificamente.
A
novidade quer fazer o usuário “entender melhor e controlar mais facilmente” as
postagens de Páginas, Grupos e amigos que aparecem no Feed, informa a rede
social, e detalhará as razões pelas quais um post foi exibido. Ao todo, o Facebookleva em conta três motivos para
isso:
- Frequência de
interação com postagens de pessoas, Páginas ou Grupos;
- Frequência de
interação com um tipo específico de postagem (como vídeo, fotos ou links);
- Popularidade
dos posts compartilhados por pessoas, Páginas ou Grupos que você segue.
Além
disso, a nova opção de transparência e controle do Facebook deixará mais à mão
atalhos para mudar o nível de contato com as postagens de alguém (“Ver
Primeiro” ou “Deixar de seguir”, por exemplo), além de controles de preferência
do Feed e atalhos de privacidade.
Mais controle sobre anúncios
A
ferramenta “Por que eu estou vendo este anúncio?” também ganhou novidades nesta
semana e passará a exibir contexto adicional “quando as informações da lista do
anunciante combinam com o seu perfil no Facebook”, descreve a rede social. Tais
dados podem ser um endereço de email ou um número de telefone que você passou
para uma empresa durante um cadastro, por exemplo.
Assim,
quando isso acontecer, agora será possível saber exatamente quando a empresa
submeteu esses dados à rede social e até mesmo se o anúncio foi rodado pela
marca em parceria com alguma companhia de marketing.
Investimento contínuo
Com as
duas novidades, o Facebook fala em “investimento contínuo” com o controle do
usuário sobre as suas informações compartilhadas dentro da rede social.
“Ambas
atualizações são parte de nosso investimento contínuo em dar às pessoas mais
contexto e controle por todo o Facebook”, registra a companhia. “Continuaremos
a ouvir o seu feedback e a evoluir essas funcionalidades ao longo do tempo”,
finaliza.
Fonte:
FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário