A Ford anunciou hoje (24) que vai
produzir um carro elétrico usando a plataforma conhecida como “flexible
skateboard” da startup Rivian. A montadora não revelou que tipo de veículo
seria esse novo projeto, mas destacou que ele será diferente dos dois carros em
desenvolvimento pela própria Rivian.
Para
conseguir a parceria, a Ford investiu US$ 500 milhões na Rivian e, além da
tecnologia, vai conseguir também uma parcela das ações da startup, bem como um
assento no conselho diretor da parceira. A notícia foi anunciada pelo CEO da
Ford, Jim Hackett, em uma sessão com investidores.
"Um
dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a Rivian é a
oportunidade de ir mais rápido"
Segundo
a Ford, o objetivo da parceria com a Rivian é conseguir lançar um novo carro
elétrico em um curto espaço de tempo e gastando bem menos dinheiro no
desenvolvimento. “Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a
Rivian é a oportunidade de ir mais rápido. Portanto, velocidade é uma parte
importante desse negócio”, disse Joe Hinrichs, direto de operações automotivas
na Ford.
A Ford
ainda tem mais dois projetos de carros 100% elétricos em desenvolvimento, uma
caminhonete F-150 elétrica e um crossover inspirando nos Mustangs. Nenhum deles
será afetado pela nova parceria.
Rivian?
A
Rivian também está trabalhando em dois veículos movidos a eletricidade: uma
caminhonete chamada R1T e um SUV conhecido como R1S. Ambos veículos foram
pensados para um estilo de vida ativo e focado na natureza. O carro da Ford
construído sob o flexible skateboard não seguiria esse padrão, apesar de usar a
mesma tecnologia básica.
Essa
plataforma inclusive está sendo usada pela Rivian em seus próprios carros e no
desenvolvimento de veículos para outras marcas além da Ford. Isso inclui
bateria e toda a parte elétrica, motores, chassi e outros elementos.
Apesar de ter se apresentado para o mundo em 2018, a Rivian
vem desenvolvendo carros elétricos há mais de 10 anos sem alardear seu
progresso. Quando apareceu, contudo, a marca deixou uma boa impressão e
levantou confiança de investidores por já ter protótipos 100% funcionais e
também uma fábrica pronta para começar a produção em massa. As primeiras
unidades do R1S e R1T chegam ao mercado norte-americano na segunda metade de
2020.
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