O Grupo Pão de
Açúcar (GPA) vem testando, nas últimas duas semanas, o modelo de pagamentos sem
filas (Pay-n'-Go) — um segmento que vem
tomando conta do noticiário mundial graças à expansão do Amazon Go. No Brasil,
o GPA está experimentando a tecnologia em sua sede, na Avenida Brigadeiro Luis
Antônio, próximo ao centro de São Paulo.
Segundo a
assessoria de imprensa, o teste, por ora, é restrito aos funcionários da sede —
cerca de 3 mil pessoas, conforme informa a equipe em conversa com o Canaltech. A função está
disponibilizada a eles por meio do app do programa de fidelidade da bandeira
Pão de Açúcar, o “Pão de Açúcar Mais”.
Funcionalidade
conhecida como "Pay-n'-Go" ("Pague e siga", na tradução do
inglês) está em fase de testes na sede do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo.
Rede varejista promete novidades no início de maio (Imagem:
Divulgação/GPA)
Sobre o
uso da função em si, não há nenhum segredo: os usuários escaneiam o código de
barras dos produtos, efetuando o pagamento pelo próprio smartphone. Na primeira
compra, o usuário deverá digitar os dados do cartão de crédito (ou
fotografá-lo, o app conta com leitura de documentos digitalizados). Daí em
diante a cobrança das compras é feita automaticamente.
O app se
encarrega de gerar um QR Code a ser validado nas catracas da unidade, durante a
saída, e os recibos das transações ficam disponíveis para consulta na seção
“Cupom Fiscal” do software.
“Estamos transferindo o ponto de venda para dentro do celular
de cada consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas e
tornamos o processo de compra ainda mais personalizado e ágil”, explica Antonio
Salvador, Diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA.
O grupo não soube informar a data exata do roll out do novo
recurso de compras e pagamento, mas prometeu novidades “após a conferência de
resultados”, que tem data prevista para o dia 8 de maio. Entretanto, também
fomos informados pelo grupo que, até o final do ano, a previsão é de que até
cinco lojas, entre supermercados e conveniências menores, contem com a
tecnologia.
Fonte: Canaltech
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