terça-feira, 30 de abril de 2019

Queda de energia na ISS compromete recebimento de novos suprimentos



A Estação Espacial Internacional (ISS) está sofrendo com uma queda parcial de energia, o que compromete o envio de uma nova carga de suprimentos que seria lançada nos próximos dias pela SpaceX. A NASA decidiu atrasar o envio por questões de segurança.

Na segunda-feira (29), uma falha no switch causou a queda de alguns dos canais de energia da estação, mas vale ressaltar que a ISS ainda tem energia para funcionar, e o problema não representa nenhum risco à tripulação. Ainda assim, a NASA quer substituir o interruptor defeituoso antes que qualquer nave de cargas chegue à ISS novamente.

A estação possui oito painéis solares em seu exterior para converter a luz solar em eletricidade, com essa energia então sendo encaminhada a toda a extensão do laboratório espacial por meio de quatro switches chamados MBSUs — e um deles apresentou defeito; como consequência, dois dos oito canais de energia da ISS deixaram de funcionar.

Quanto à decisão de adiar o lançamento de novas cargas, a agência espacial explica que, sempre que uma nave chega à ISS, os astronautas precisam usar o grande braço robótico da estação para capturar o veículo no espaço e acoplá-lo à estrutura, processo que necessita de eletricidade para acontecer. O braço robótico usa justamente um dos canais que está inativo no momento.

Então, a NASA quer remarcar o lançamento de cargas somente quando todos os canais de energia do braço robótico estiverem funcionando novamente para garantir que a captura da nave será feita com sucesso. Caso algo dê errado e o braço externo não consiga fazer o encaixe da nave com a estação, os astronautas não teriam como acessar os suprimentos recebidos.

O lançamento aconteceria nesta próxima quarta-feira (1), com a cápsula Dragon da SpaceX chegando lá no sábado (4), mas agora a NASA desmarcou essa missão enquanto as equipes de engenheiros trabalham em um plano para substituir, roboticamente, a unidade de energia defeituosa, restaurando a distribuição energética a todo o sistema da ISS. Pode ser que o lançamento ocorra na sexta-feira (3), mas a agência ainda não deu o sinal verde para essa nova data — e somente o fará quando tiver a certeza de que, quando a nave chegar lá alguns dias depois, tudo estará funcionando devidamente.

Fontes: NASAThe Verge



Nenhum comentário:

Postar um comentário