terça-feira, 30 de abril de 2019

Amazon investiu quase US$ 2 bilhões em conteúdo no primeiro trimestre



Amazon dedicou US$ 1,7 bilhão para a produção de conteúdo em vídeo e música no primeiro trimestre de 2019, segundo o relatório de lucros e gastos divulgado pela empresa nesta semana. A companhia, entretanto, não especificou quanto desse valor foi destinada à criação de material original para produtos como a plataforma de streaming Prime Video, por exemplo.

O montante é um acréscimo de US$ 200 mil em relação aos valores informado no mesmo período do ano de 2018. Excluindo as flutuações monetárias sazonais, a Amazon vem investindo, desde o último ano, algo próximo de US$ 7 bilhões anuais em vídeo e áudio.

Analistas de mercado mostraram leve decepção com a empresa, pois, segundo a Variety, esperavam um detalhamento maior de quanto dinheiro foi dedicado em qual parte dos serviços. Especialmente porque era desejo deles que os valores investidos pudessem ser comparados com os da atual líder do setor de streaming de vídeo, Netflix.

 American Gods, série produzida pela emissora americana Starz, é parte do catálogo licenciado da plataforma de vídeo da Amazon: empresa relata gasto de US$ 1,7 bilhão investidos em conteúdo audiovisual no último trimestre (Imagem: Divulgação/Starz)

Entretanto, a Amazon registrou tais gastos como “custo de vendas”, sem detalhar valores e discussões específicas, como o quanto disso foi gasto em produções originais. “Os gastos totais de vídeo e música incluem o licenciamento e custos de produção associados com o conteúdo oferecido dentro das assinaturas do Amazon Prime, e custos associados com assinaturas digitais e também conteúdo vendido ou alugado”, disse a empresa em seu relatório.

Ou seja, todo gasto — mesmo advindo de membros que não são assinantes do serviço Amazon Prime — foi incluído no relatório: filmes alugados e arquivos de MP3 baixados, por exemplo. Mais além, qualquer pagamento feito pela Amazon a empresas como HBO e Showtime para o licenciamento de suas produções também estão previstos no relatório.

De uma forma geral, é possível tirar apenas duas conclusões: primeiramente, dado o valor maior de investimento em relação ao primeiro trimestre de 2018, os produtos audiovisuais da Amazon são grandes e estão crescendo. Em segundo lugar, porém, a empresa vem gastando consideravelmente menos que a Netflix, que tem expectativas de investir até US$ 15 bilhões em conteúdo somente neste ano, segundo analistas.

Fonte: Variety


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