Especialistas
acreditam que, em algum momento, a Netflix vai ter de
começar a apresentar publicidade em sua plataforma para conseguir se manter. Em
um painel durante o Digital Content NewFronts, executivos do YouTube e do JP
Morgan Chase falaram sobre o que pensam do futuro da plataforma. Para ambos, o
caminho do crescimento é aceitar a publicidade.
Após ser questionada sobre o serviço
de streaming, a vice-presidente do YouTube de soluções de mídia, Tara Walpert
Levy, disse que apesar de a Netflix dizer que vai se manter sem publicidade,
isso não é confirmado por quem trabalha dentro da empresa. Nos bastidores, diz
ela, o discurso é outro. “Eles vão precisar crescer. Eventualmente, eles vão
precisar de mais crescimento”.
Já para a CMO do JP
Morgan Chase, Kristin Lemkau, o ponto mais importante é como a empresa vai
implementar isso e não exatamente existir publicidade ou não. Para ela, se
houver uma boa comunicação e o usuário entender os motivos que levam aos
anúncio, ele pode muito bem decidir se quer ou não manter tal publicidade.
Ela ainda usa o
exemplo de Game of Thrones,
indicando que o episódio apresentado pela HBO no último domingo (28) não
poderia funcionar com publicidade. Assim, se a plataforma contasse com opções
que incluem e excluem publicidade, o usuários perceberia o valor de não
interromper a trama e manteria a versão sem interrupções.
Especialistas
acreditam que a Netflix pode adotar um sistema parecido com outros sistemas de
streaming como o Hulu e CBS.
Ambos têm
plataformas com opções mais baratas que contam com publicidade, ou uma versão
premium sem interrupções de conteúdo.
Outro ponto que
analistas acreditam que pode forçar a Netflix a abandonar o sistema 100% sem
anúncios é a concorrência. Antes, a empresa tinha apenas a TV a cabo e YouTube
como adversários, ambos de setores relativamente diferentes que os seus.
Entretanto, agora
gigantes do entretenimento como a Apple, Disney, Amazon e
HBO estão no páreo, ameaçando a hegemonia da Netflix.
Assim, adotar
publicidade pode ajudar a segurar as finanças no futuro.
A empresa atualmente tem feito pequenos aumentos no preço de
assinaturas e apresentado investimentos milionários em produções autorais em
todo mundo. Até o momento, a Netflix consegue se manter em alta, com relatórios
financeiros mostrando 139 milhões de assinantes no fim de 2018, aumento de 26%
em relação ao ano anterior.
Fonte: Canatech
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