segunda-feira, 10 de junho de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: GODZILLA II: REI DOS MONSTROS


 
Por João Ramiro Antunes

Mais um filme do universo de monstros gigantes da Warner Bros acaba de chegar aos cinemas. Esta iniciada com os sucessos Godzilla (2014), Kong a Ilha da Caveira (2017) e agora 2019, Godzilla II: Rei dos monstros. 
A nova história acompanha os esforços heroicos da agência Criptozoológica Monarch à medida que seus membros combatem uma série de monstros gigantes, incluindo o poderoso Godzilla, que enfrenta Mothra, Rodam e o pior de seus inimigos, o tricéfalo King Ghidorah. Quando estas super criaturas primitivas-que se acreditava não passarem de mitos ressurgem, competem pela supremacia, colocando a humanidade em risco. 
O responsável por essa mega produção, desta vez fica à cargo do diretor Michael Dougherty e ele faz um trabalho bem competente aqui, apesar de uma pequena ressalva. Seu senso de escala é muito bom, com bastantes planos abertos, enriquecendo a grandiosidade dessas gigantescas criaturas, assim como nos mais fechados, mostrando a reação das pessoas à elas, tudo com bastante domínio na hora de filmar o caos estabelecido. 
A apresentação de cada criatura é excelente, com cenas muito bem planejadas e orquestradas, assim como ao demonstrar o poder devastador desses monstros, e com alguns takes realmente belíssimos, como o primeiro abrir de asas da borboleta gigante Mothra. 
As cenas de ação são muito boas, mas senti falta de enquadramentos mais inventivos na hora de filmá-las, como na direção do Kong a ilha da caveira, que deu um show nesse quesito. Já passando pra parte técnica, esse filme está perfeito, o trabalho digital na concepção dos monstros, em qualidade, escala e peso, é espetacular. 
A fotografia densa e sombria pra dá um clima caótico, mesmo com vento, poeira e chuva, se passando na maior parte do tempo à noite, não só nos possibilita de ver tudo que está acontecendo, como entendemos cada movimento.
A geografia na hora que os monstros saem na "porrada" é muito bem realizada e embaladas com uma trilha sonora épica muito instigante, com direito até à tema clássico, que é de arrepiar pra quem é fã. 
O elenco é tão grandioso quanto: Kylie Chandler, Vera Farmiga, Millie Bobby Brown, Charles Dance, Bradley Whitford, Zhang Ziyi, Sally Hawkins e Ken Watanabe que retornam à seus personagens.Todos mandam bem, mas o destaque fica por conta do Mark Russel do Kylie Chandler, Doutora Emma Russel (Vera Farmiga) e sua filha Madison da atriz mirim Millie Bobby Brown. 
De resto temos Charles dance que faz um vilão, que pra mim não precisava existir, tendo em vista que esse cargo está muito bem representado pelo King Ghidorah, e o alívio cômico impresso pelo ator Bradley Whitford não funciona, assim como o humor em si nesse filme, que o tempo todo soa anticlimático.
Godzilla II: Rei dos monstros é um filme de monstros como nenhum outro, é grandioso em escala, tem efeitos especiais do mais alto nível, é divertido e empolgante, com elemento humano um pouco problemático, mas no geral Ok, com menções à Kong e nos preparando pra o que está por vir, com esse já anunciado encontro, lutas de monstros pra ninguém botar defeito e produção digna de um rei. 

NOTA: 8/10

Assista o Trailer:

Ficha técnica completa
Título
Godzilla: King of the Monsters (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
30 de Maio de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
132 minutos
Classificação
 14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário