sexta-feira, 31 de maio de 2019

Físico brasileiro Marcelo Gleiser recebe o Prêmio Templeton nos EUA


Chamado de "Oscar da espiritualidade", o Prêmio Templeton teve a cerimônia de entrega realizada na última quarta-feira (29) com direito a brasileiro sendo a grande estrela do evento. O físico e astrônomo Marcelo Gleiser foi o vencedor da edição de 2019 do prêmio, dedicado a "servir como um catalizador filantrópico para descobertas relacionadas às questões mais profundas e perplexas questões que a humanidade encara".

“A ciência é um flerte com o desconhecido, o reconhecimento que nós pouco sabemos sobre o mundo ao nosso redor

"A ciência é um flerte com o desconhecido, o reconhecimento que nós pouco sabemos sobre o mundo ao nosso redor, que podemos perceber apenas de forma imperfeita", disse Gleiser na cerimônia. "Ainda assim, ela abraça a jornada por conhecido, amplia o espírito humano e traz, pela alegria da descoberta, um toque de mágica em nossas vidas", completa.

O físico é atualmente professor de Filosofia Natural no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e é um dos grandes nomes na defesa de que ciência, filosofia e espiritualidade "são expressões complementares da necessidade humana de abraçar o mistério e o desconhecido".

De acordo com a organização, a atuação do brasileiro foi elogiada por "revelar os elos culturais, históricos e filosóficos entre ciência, humanidades e espiritualidade", trazendo conhecimentos complementares e que ajudam a responder questões que a ciência não consegue resolver sozinha.

Gleiser é o primeiro vencedor da América Latina. O Prêmio Templeton é entregue desde 1972 e já condecorou personalidades como Madre Teresa e Dalai Lama. Ele é avaliado em cerca de US$ 1,4 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário