sexta-feira, 24 de maio de 2019

Site faz ‘consulta secretas’ e mostra dados de usuários no Facebook


Tudo o que você curte, segue, publica e é marcado no Facebook acaba armazenado de alguma maneira. Mesmo que tudo isso pareça efêmetro, é possível encontrar esses dados com certo trabalho. Para agilizar esse processo, o pesquisador de segurança belga Inti De Ceukelaire criou o site Stalkscan, que expõe as opções “secretas” de pesquisa do Facebook em um único lugar.
Segundo o G1, basta inserir o perfil do usuário que você deseja fuçar para enxergar tudo que essa pessoa curtiu, “todas as publicações em que foi marcado, todas as pessoas que trabalham em determinada empresa e curtem alguma página”.

"É interessante lembrar que o Facebook não fornece o acesso para esses dados de maneira clara e aberta"

É interessante lembrar que o Facebook não fornece o acesso para esses dados de maneira clara e aberta, porém, o acesso é aberto. Por isso, o Stalkscan não se enquadra como um site ilegal.

Ao G1, o criador do site disse que levou apenas um fim de semana para desenvolver a página. Ainda, que as pesquisas avançadas, chamadas de "Graph Search", foram removidas da página oficial pelo Facebook entre 2013 e 2014. Após a remoção, apenas usuários de língua inglesa podia realizar consultas deste tipo.

"Essa é a minha primeira crítica. Por que usuários de língua inglesa podem ver mais informações? Além disso, construtores de consultas não oficiais permitem consultas mais complexas que nem mesmo a pesquisa por língua natural entende".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário