Nesta
quinta-feira (30), o Procon-SP anunciou que irá notificar a Huawei,
a Google e
lojas eletrônicas pedindo explicações sobre a situação dos consumidores que
adquiriram telefones da marca chinesa.
Após a Google ter anunciado que suspenderia
parte da liberação do uso de suas tecnologias para os telefones da Huawei,
os consumidores que já tinham o telefone da marca ficaram preocupados em perder
as atualizações do Android e o acesso aos serviços da empresa norte-americana.
A
Huawei já havia se pronunciado sobre
o assunto garantindo que a quebra do acordo entre ela e a Google só valerá para
os próximos smartphones da marca. Os que já estão nas ruas continuam a ter
acesso normal ao sistema operacional Android e suas atualizações.
"Todos
os smartphones existentes do portfolio Huawei, ou seja, aqueles que já foram
vendidos e aqueles que estão atualmente à venda e em estoque, podem ser usados
normalmente e não serão afetados", informou a Huawei em comunicado.
"Além
disso, esses dispositivos podem continuar a usar e atualizar serviços do
Google, como o Google Play, o Gmail, etc. Da mesma forma, esses produtos
continuarão recebendo atualizações dos patches de segurança do Google e poderão
atualizar, sem nenhum problema, todos os aplicativos disponíveis no Google
Play, incluindo todos os aplicativos de terceiros", completou a empresa.
Notificação
O
Procon-SP quer que a situação seja esclarecida a fim de resguardar o direito
dos consumidores. A fundação pede para que as empresas expliquem quais serão as
restrições de sistema que os donos de aparelhos Huawei poderão sofrer.
Além
da empresa chinesa e norte-americana, foram notificados a B2W, dona das
marcas Americanas.com e
Submarino, a Magazine Luiza, Walmart, Fast Shop, Carrefour, Vivo, TIM, Nextel,
Oi e Claro.
Fonte: PROCON
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