Desde a
ascenção de Playerunknown's
Battlegrounds no PC, os jogos de Battle Royale não
pararam de crescer nos últimos dois anos e, segundo um relatório do Sensor Tower, a indústria de games
do gênero já rende mais de US$ 2 bilhões somente nos smartphones.
Atualmente, o gênero é carregado
nos smartphones por cinco jogos free-to-play que oferecem microtransações, o
que garante uma alta renda para as produtoras. De acordo com os dados, os
títulos mais rentáveis do segmento foram responsáveis pela movimentação de US$
476 milhões no primeiro trimestre de 2019, cerca de 63% a mais do que nos três
últimos meses do ano passado.
Imagem: Epic Games
Um dos games
mais famosos do gênero é Fortnite, que está presente também nos
consoles e computador, e esbanja influência em parcerias com produções como
Vingadores:
Ultimato e John Wick. Ainda assim, o título está
perdendo espaço para os concorrentes: segundo o Sensor
Tower, o jogo da Epic Games perdeu 25% de seu faturamento no iOS graças ao crescimento de rivais.
Os cinco jogos Battle Royale mais rentáveis do Android e iOS
Imagem: SensorTower
O levantamento
do Sensor Tower mostra que o jogo
mobile Knives Out obteve um faturamento de
US$ 643,4 milhões no Android e iOS desde seu lançamento, em novembro de 2017. O
game acabou ganhando o primeiro lugar de Fortnite, que obteve de seus usuários US$
630,4 milhões somente no iOS. Como a Epic Games cuida da distribuição do
aplicativo no Android, a firma de análise não conseguiu os dados do battle
royale na plataforma da Google.
Em terceiro lugar na lista,
aparece PUBG Mobile, que arrecadou US$ 438,8
milhões desde sua chegada nos smartphones. Recentemente, a Tencent, que é
responsável pela distribuição do game na China, teve que encerrar o aplicativo no país por
questões de conteúdo, o que deve afetar seu desempenho no mercado futuramente.
O quarto jogo
de batalha real mais rentável dos smartphones é Free
Fire, app
desenvolvido pela chinesa Garena que arrecadou US$ 252,5 milhões
mundialmente nos dispositivos móveis. Por fim, o quinto game mais lucrativo do
setor é Rules of Survival, que é desenvolvido pela
mesma criadora de Knives Out, a NetEase, e teve faturamento de US$ 96,6 milhões
nos últimos dois anos.
Fontes: SENSOR TOWER/ 9TOFIVEMAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário