quinta-feira, 23 de maio de 2019

J.R.A.FOTO-CRÍTICA: POKÉMON-DETETIVE PIKACHU


Por João Ramiro Antunes

Criado por Satoshi Tajiri,Pokémon teve sua estreia em formato anime em 1997, e agora chega aos cinemas em sua versão Live-action com direção de Rob Letterman, mas veio de onde ninguém esperava, pois é adaptado do jogo Detetive Pikachu lançado pro Nintendo 3DS, e não de sua versão animada, que foi um fenômeno no mundo todo.
Um jovem une forças com um Pikachu para desvendar o mistério por trás do desaparecimento do seu pai. Perseguindo pistas pelas ruas de Ryme City, a dupla dinâmica logo descobre uma trama desonesta que representa uma ameaça ao universo Pokémon. 
Bom, primeiro vamos começar por Ryme City, lugar onde humanos e Pokémon convivem, e é proibido a captura ou batalhas, pelo menos não nas ruas. A aceitação ao ver um lugar repleto de Pokémon por todos os lados é imediata, mesmo que haja uma explicação inserida no filme. 
Agora, passando para os Pokémon, eles estão simplesmente fantásticos. A passagem do cartunesco para o real é a mais bem realizada que já vi. 
O nível de realismo em suas texturas e detalhes é impressionante, o trabalho digital em mesclar essas diversas formas é perfeito, nos deixando extremamente confortáveis ao vê-los na tela. 
O elenco principal composto por Justice Smith, Kathryn Newton e Ryan Reynolds (Deadpool), está muito bem, e o de coadjuvantes também chama atenção com nomes como: Ken Watanabe e Bill Nighy. 
O protagonista Tin Goodman, interpretado pelo jovem ator Justice Smith, e o tagarela Pikachu, no original dublado por Ryan Reynolds, que além de emprestar a voz, teve suas expressões faciais capturadas para compor o Pokémon, tem uma química muito boa juntos, naquele velho estilo Buddy-movie, e o contraste entre um bichinho fofinho com voz de adulto, me lembrou o Bola de neve da animação PETS, é estranho e engraçado ao mesmo tempo.
Já o roteiro que gira em torno de um mistério, é bom, mas assim como o filme em si, funcionam mais com o público infantil acredito eu, pois para nós adultos, soa meio previsível. 
Já não pode-se dizer o mesmo da enorme carga dramática existente na trama, que é boa, mas esperava algo mais divertido e engraçado, não que não seja, apenas menos compromissado.
Apesar de ter curtido bastante, meu conhecimento desse universo é limitado, então acredito que para os fãs de verdade, esse filme terá um sabor especial, não só nostálgico, mas por poder se divertir bem mais com suas referências, e identificar cada um dos Pokémon, algo que confesso não consegui. 
Pokémon-Detetive Pikachu, é bom, tem boas cenas de ação, mesmo não focando nas batalhas, é engraçado, com produção excelente, mistério interessante, é nostálgico e que mira no antigo e no novo fã, e que vale o ingresso. 

NOTA: 7/10

Assista o Trailer:

Ficha técnica completa
Título
Pokémon Detective Pikachu (Original)
Ano produção
2019
Dirigido por
Estreia
9 de Maio de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração
104 minutos
Classificação
 12 - Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero
Países de Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário