sábado, 18 de maio de 2019

Tempestades de poeira podem explicar desaparecimento de água em Marte


Um relatório da NASA sugere que tempestades de poeira em Marte poderiam ter impactado aspectos naturais do planeta, como água e emissão de energia solar. O fenômeno intenso pode durar semanas e cobrir uma extensão tão grande quanto a área total dos Estados Unidos; por isso, também pode colocar em risco qualquer missão atual e futura em território marciano.

Essas descobertas não chegaram à agência espacial norte-americana da melhor maneira. Elas vieram à tona depois de uma enorme tempestade de poeira tomar Marte em outubro de 2018, o que impediu a irradiação da luz solar por semanas.

Isso acabou atingindo e danificando o rover Opportunity, encerrando mais cedo as suas atividades de quase 15 anos no Planeta Vermelho.

Entretanto, nem tudo foi perdido, pois, durante a tempestade, outras oito sondas estavam orbitando Marte ou percorrendo sua superfície. Esses robôs conseguiram assistir a todo o fenômeno e, ao mesmo tempo, coletar e enviar uma grande quantidade de dados para a Terra.
Tempestade de poeira captada por rovers em Marte (Fonte: Reprodução/NASA)

Efeitos

Em análises preliminares desses dados, os cientistas da NASA notaram que as tempestades podem estar afetando a água, os ventos e o clima de Marte. Também perceberam que as condições devem impactar futuramente o clima e a geração de energia solar; exemplo disso é que os pesquisadores já encontraram vários indícios de que houve rios, lagos e até mesmo oceanos há bilhões de anos no planeta.

A questão atual é que o desaparecimento de toda essa água pode estar ligado às tempestades de poeira. “Ao empurrar a água para a atmosfera superior, as tempestades globais de poeira podem interferir no ciclo da água do planeta, evitando que H2O se condense e volte à superfície. Na Terra, o H2O cai em forma de chuva ou neve, e o mesmo processo poderia ter existido em Marte bilhões de anos atrás”, explica Lonnie Shekhtman, cientista da NASA.

Com essas descobertas, os especialistas pretendem explorar mais a fundo o quanto as tempestades influenciam vários outros aspectos naturais do passado, do presente e do futuro de Marte. Eles ainda devem considerar esses detalhes para a redução de danos em próximos projetos e missões no Planeta Vermelho.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário