quarta-feira, 29 de maio de 2019

Carregar o celular em tomadas USB públicas é seguro?


Carregar o celular em entradas USB de locais públicos pode comprometer a segurança do seu smartphone. Caleb Barlow, vice-presidente de inteligência de ameaças da X-Force na IBM Security, alerta para a possibilidade de malwares que roubam dados estarem instalados nesses postos de carregamento.

"Conectar-se a uma porta USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira da estrada e decidir colocá-la na boca"

De acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças IBM X-Force de 2019, o setor de transportes é o segundo mais visado por criminosos. As entradas USB de aeroportos e rodoviárias podem instalar malwares nos telefones ou fazer downloads de dados sem o conhecimento do usuário.

"Conectar-se a uma porta USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira da estrada e decidir colocá-la na boca. Você não tem ideia de como isso aconteceu", explicou Barlow.

 

Cabos de bateria


Usar cabos achados ou emprestados para carregar o celular também pode representar um risco. Dentro desses acessórios podem ser instalados chips que implementam um malware no telefone. Barlow destaca que essa técnica é bastante usada por ser mais fácil e atraente.

"Digamos que eu seja um cara mau. Eu entro em um aeroporto. Não vou desmontar facilmente a estação de carregamento, é mais fácil deixar o meu cabo para trás. Quem achar o acessório provavelmente vai pegá-lo e usá-lo”, disse o especialista.

Como se proteger


A melhor forma de evitar o roubo de dados nesses locais, portanto, é levar o próprio carregador para conectar na tomada ou um portátil. Outra possibilidade é usar um dispositivo chamado Juice-Jack Defender, que pode ser instalado no cabo USB para bloquear a passagem de dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário