sexta-feira, 31 de maio de 2019

Google Stadia: internet brasileira se prepara para o streaming de jogos

No dia 19 de março, a Google anunciou seu serviço de jogos por streaming, o Stadia. Através dele, gamers de todo o mundo poderão jogar os títulos mais populares usando praticamente qualquer dispositivo com acesso à internet, desde que tenham um joystick dedicado e, claro, uma internet que atenda as exigências da plataforma.

A princípio, a notícia foi muito bem recebida aqui no Brasil. Afinal, grande parte dos gamers brasileiros não pode investir pesado em hardware e/ou comprar títulos AAA no lançamento. No entanto, logo em seguida bateu a dúvida: será que a internet brasileira está preparada para suportar o Stadia de forma satisfatória?

Cabos submarinos de baixa latência

Desde 2017, a Angola Cables mantém um cabo submarino de alta capacidade de transferência de dados e baixa latência, que liga a América do Sul à África, mais precisamente as cidades de Fortaleza, no Ceará, à Luanda, em Angola. Este cabo tem capacidade de transmissão de 40 terabytes por segundo e latência de 65 ms entre os dois pontos. 

Fonte: Angola Cables

Outro cabo em operação desde 2017 e que a companhia participou da implantação é o Monet. Ele é mantido em parceria com outras empresas e interliga as cidades de Santos, Fortaleza e Miami, possuindo uma extensão de 10 mil quilômetros e capacidade de transmissão de 60 Tbps.

Como os cabos submarinos podem beneficiar os jogadores brasileiros?


A alta capacidade de transmissão de dados, aliada à baixa latência dos cabos submarinos, melhora a experiência de todas as atividades relacionadas à internet, principalmente streaming de conteúdo. Por isso, plataformas como o Stadia são diretamente impactadas positivamente.

Os jogadores brasileiros poderão competir em pé de igualdade contra adversários de outras partes do mundo, tirando proveito de jogos com melhor qualidade de som e imagem, maior taxa de FPS, comandos mais responsivos e menor tempo de espera no carregamento de conteúdo.

Além dos jogadores, os desenvolvedores e produtores de jogos também são beneficiados, uma vez que a estrutura em torno dos cabos submarinos são uma opção, com tecnologia de ponta, para o armazenamento e distribuição dos títulos criados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário