sábado, 18 de maio de 2019

Homem é multado ao cobrir rosto em frente a câmera de reconhecimento facial


Até parece que vivemos em uma distopia, mas um homem acabou de ser multado em por “comportamento desordeiro” ao cobrir seu rosto na rua e evitar ser filmado por câmeras de reconhecimento facial. Segundo a BBC, a polícia de Londres, no Reino Unido, multou o homem em 90 libras (cerca de R$ 470).

"Se eu quiser cobrir o meu rosto, eu vou cobrir o meu rosto"


A polícia de Londres colocou uma câmera de reconhecimento facial sobre um veículo para checar o rosto de cidadãos em sua base de dados. A ideia era vasculhar os rostos capturados com os rostos de criminosos procurados nesta base. O “problema” é que um dos cidadãos não se sentiu confortável ao ser filmado e cobriu o próprio rosto — o suficiente para ser parado, interrogado e multado.

“Se eu quiser cobrir o meu rosto, eu vou cobrir o meu rosto. Não me empurre enquanto eu estou andando na rua”, disse o homem para os policiais. “Você gostaria de estar andando na rua e alguém te agarrasse pelo ombro? Você não gostaria, gostaria?”.

De acordo com as autoridades locais, apenas “o fato de ele ter passado claramente mascarando seu rosto da câmera de reconhecimento dá motivos para detê-lo e verificá-lo”.
Acompanhe abaixo o vídeo sobre o caso:

Fonte:  BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário