terça-feira, 28 de maio de 2019

Sistema operacional da Huawei será lançado no próximo mês


"Segundo o Diretor da Huawei no Oriente Médio, a empresa está pronta para começar a distribuição do próprio sistema operacional já no próximo mês"

Depois da proibição das operações em solo norte-americano, e do Google proibindo a empresa de usar o Android, o presidente Donald Trump voltou atrás e informou que a empresa poderia operar durante um prazo de três meses, ou seja, até dia 19 de agosto. A Huawei tinha uma espécie de “plano b” esse tempo todo: um sistema operacional próprio.

Agora, a empresa está prestes a lançá-lo.

Quem confirma essas informações é o Diretor e Vice-Presidente Empresarial da Huawei no Oriente Médio, Alaa Elshimy. “A Huawei sabia que isso ia acontecer e estava se preparando. O sistema operacional estava pronto em janeiro de 2018, e este era nosso ‘plano b’. Não queríamos lançar esse sistema operacional em respeito a nossa sólida relação com o Google. Agora, começaremos a lançá-lo já no próximo mês.”

Segundo o que foi apurado, o nome do sistema operacional também será diferente. Alguns vazamentos apontavam que o sistema poderia se chamar “HongMeng OS”, porém, o órgão responsável pelo registro de propriedade intelectual da União Europeia, listou que a Huawei registrou alguns nomes, dentre eles está “Huawei Ark OS” que, possivelmente, esse é o nome oficial do novo sistema.

Mesmo com essas informações, não sabemos mais detalhes sobre o núcleo desse sistema. O que se sabe é que ele será compatível com os aplicativos de Android, e que eles podem rodar 60% mais rápidos que no sistema do Google. Além dos smartphones, o CEO da Huawei, Richard Yu, confirmou que o novo sistema seria multi-dispositivo, ou seja, ele também seria levado para os notebooks, wearables, televisores e até carros.

O maior problema da Huawei atualmente é a perda do Android, porque sem alguns de seus aplicativos, sendo a Play Store o mais relevante, os seus smartphones perdem atrativos. Com seu novo sistema, é possível que eles comecem a se destacar por oferecer uma alternativa para aqueles que se cansaram do Android, mas que não querem ir para os dispositivos com iOS.

Fonte: GenBeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário