terça-feira, 14 de maio de 2019

Atualização do Windows 10 deixa as senhas tradicionais com os dias contados


"Ninguém gosta de senhas, exceto hackers". É assim que a Microsoft começa o anúncio feito recentemente sobre um novo esquema de segurança para o Windows 10. Em breve, você vai ter que digitar cada vez menos os códigos de acesso — e, por mais estranho que isso possa parecer à primeira vista, isso é algo que te deixa mais seguro.

A novidade é que o serviço Windows Hello agora tem a certificação FIDO2, um padrão de segurança que permite o login em serviços e sites por meios alternativos que não sejam uma sequência de letras, números e símbolos. Essa autenticação pode ser feita com biometria, reconhecimento facial ou um código PIN, que você pode configurar rapidamente na conta da Microsoft.

Na prática, você não vai abandonar as senhas totalmente: elas precisam ser digitadas ao menos uma vez para estabelecer o vínculo com o seu novo formato de segurança. É só depois que os logins forem devidamente cadastrados e autenticados que o procedimento fica bem mais rápido. Além disso, em aparelhos sem o Windows Hello, os códigos precisam ser digitados normalmente.
Segundo a empresa, a segurança do FIDO2 é garantida por uma criptografia muito superior às senhas comuns. A certificação será aplicada a partir da atualização 1903 e depende também da compatibilidade com serviços como os navegadores instalados no seu PC e também serviços como o Microsoft Office (a partir da conta do Office 365), Skype, Xbox e outros.

Fonte: MICROSOFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário