terça-feira, 4 de junho de 2019

Apple restringe publicidade e rastreamento em apps infantis do iPhone


Apple anunciou ontem (3) durante a WWDC 2019 novos recursos de segurança no login para usuários, mas deixou de fora da apresentação outra novidade importante que foi aplicada nos bastidores.

Trata-se de uma mudança sutil, porém significativa, nos termos de uso e serviço da App Store. A partir de agora, aplicativos direcionados para crianças estão proibidos de exibir anúncios publicitários de terceiros, realizar análises de dados da pessoa e muito menos transmitir informações pessoais para outras empresas.

Em outras palavras, jogos e utilitários que têm crianças como público-alvo ou categorias infantis na descrição não podem mostrar banners para outros jogos e apps, nem coletar dados de consumo ou informações pessoais.
Esses pré-requisitos passam a ser obrigatórios para todos os novos apps que forem submetidos ao sistema de cadastro na loja virtual do iOS. O resto do catálogo precisa se adequar às novas regras até setembro deste ano.

 

Antes tarde do que nunca


A Apple colocou privacidade como uma de suas prioridades recentemente, inclusive sendo criticada pela Google por causa dessa prática tardia e em produtos caros. A marca do Android, inclusive, também fez alterações nas políticas de anúncios em apps infantis na última semana, após reclamações de usuarios à Federal Communications Comission, equivalente da Anatel nos Estados Unidos.

Entretanto, é inegável que a marca está mesmo agindo no setor — mesmo que também de forma reativa, não preventiva. Uma reportagem recente do The Wall Street Journal mostrou que 79 apps de 80 testados usavam rastreadores para direcionar anúncios, incluindo um de uso infantil, o Curious World.


Nenhum comentário:

Postar um comentário