O
comparador de preços Zoom anunciou hoje uma negociação que promete abalar o
comércio eletrônico brasileiro: a empresa comprou o Buscapé do grupo
sul-africano Naspers, em acordo que inclui também as marcas BondFaro, QueBarato
e Modait. Os valores não foram divulgados.
A
expectativa é de que agora o Zoom alcance um volume de vendas (GMV) em torno de
R$ 5 bilhões em 2019, a partir das mais de 2 mil lojistas clientes. "Esse
é mais um grande marco na trajetória do Zoom. Com esta aquisição, reforçamos
nosso objetivo de ser um grande parceiro e gerador de venda para os lojistas e
atingiremos 30 milhões de usuários por mês com o propósito de ajudar o
brasileiro a comprar consciente", disse o presidente da companhia, Thiago
Flores, em comunicado.
"Grupo
dono do Buscapé vinha procurando um comprador desde o ano passado"
O
Buscapé vinha tentando mudar seu modelo de negócios para competir na seara dos
marketplaces, com o Mercado Livre. Mas para isso era necessário um grande
investimento, que em parte veio com a venda do Ebit para a Nielsen, em junho do
ano passado. Em 2017, recebia mais de 60 milhões de acessos mensalmente e tinha
25 milhões produtos de mais de 8,5 mil lojas para comparação. Ainda assim,
nessa mesma temporada, registrou prejuízo de R$ 40 milhões, segundo uma fonte
do Valor Econômico.
Conclusão da negociação termina no
segundo semestre
A
Naspers comprou o Buscapé em 2009, ao pagar US$ 342 milhões por 91% da empresa.
Em
2015, veio a primeira tentativa de venda, a US$ 300 — valor que encerrou as
conversas.
Segundo
boatos ventilados nos bastidores, o conglomerado vinha procurando por um
comprador desde meados do ano passado.
Agora,
a conclusão dessa aquisição precisa da avaliação do Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (CADE), que regular o setor nacional. A previsão é de que a
transação deva estar concluída no segundo semestre.
Fontes:
G1/GLOBO/VALOR ECONÔMICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário