Janeiro já acabou, mas encerrou em
grande estilo na cidade de São Paulo graças a um evento de Mortal Kombat 11. O Canaltech esteve presente na
ocasião e pôde conferir as diversas atividades, atrações e novidades, além de
bater um papo com o artista principal de cenários da NetherRealm Studios,
Thiago Gomes, e, claro, testar o novo game da saga.
A chamada Konvocação foi uma verdadeira
celebração para os fãs da franquia e contou com inúmeras estações de jogo para
que todos pudessem ter um gostinho do que está por vir em Mortal Kombat 11. Havia ainda cosplays
de diversos personagens queridos da série e estandes com atividades variadas,
incluindo fazer uma tatuagem temática.
Foi também organizado um torneio
entre alguns dos convidados e o grande vencedor teria a chance de confrontar o
jogador profissional Bruno Henrique de Sousa, mais conhecido na comunidade de
jogos de luta como “KillerXinok”. O campeonato foi uma grande chance de testar
o game contra outros jogadores.
Acredite ou não, isto era um bolo. (Imagem:
Jessica Pinheiro/Canaltech)
Um gostinho do que está por vir
Aliás, todas as estações de jogo
podiam ser jogada contra a CPU ou contra outra pessoa. Havia 7 personagens
disponíveis: Baraka, Sonya Blade, Skarlet, Raiden, Sub-Zero e Scorpion, além da
“carne fresca” da franquia, Geras, um servo da vilã Kronika. Assim que se bate
o olho em Mortal Kombat 11, é possível notar a evolução gráfica
do game em relação aos anteriores, com mais detalhes e coloração saltando aos
olhos.
As animações também ganharam mais
presença durante as lutas: a cada execução de golpe especial — quando o jogador
consegue executar um gancho perfeito, por exemplo —, há uma breve cutscene em
slow motion apimentando ainda mais a batalha. Isso sem falar na quantidade de
golpes e combos novos para todos os personagens e o sistema de Variações para
cada um deles.
As Variações são espécies de estilos
de combate e cada um afeta diretamente como o personagem é controlado durante
as partidas, incluindo seus combos e golpes. Diferentemente de Mortal Kombat X, porém, onde existiam somente três
Variações para cada personagem, no próximo título da série os jogadores poderão
criar Variações próprias, além de utilizar as Variações que já vêm com o jogo.
Skarlet
retorna de Mortal Kombat 9. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)
Isso
oferecerá uma gama imensa de estilos de combate e, considerando que ainda há um
sistema de personalização de personagens, em que os jogadores poderão atribuir
roupas e golpes diferentes a cada boneco, cada Variação será única e isso
poderá, de fato, influenciar os rumos das partidas. Durante os testes no
evento, porém, esse sistema de customização não estava disponível.
As
mecânicas também foram alteradas: os personagens estão mais lentos e, apesar de
causar certo estranhamento a princípio, isso dá um certo “peso” a mais ao
personagem e o jogador realmente consegue sentir o impacto dos golpes. O motivo
para isso foi proposital: a NetherRealm Studios quer que os jogadores sintam
mais realismo na tela, então cada detalhe conta.
Por fim,
além dos Fatalities e Brutalities, que continuam espetaculares e de alguma
forma ainda mais sanguinários do que nunca, uma das novidades é o Fatal Blow: a
sequência especial veio para substituir o Raio-X e é ativada quando cada um dos
bonecos chegar a 30% de energia. O mais interessante é que, mesmo que o
oponente bloqueie a investida, o recurso continua ativo até o momento em que
finalmente for acertado no inimigo. Ao conseguir, inicia-se uma cutscene brutal
que causa uma quantidade considerável de dano.
Brasileiros nos holofotes
O Brasil ama Mortal Kombat e a NetherRealm sabe
e reconhece isso. Tanto é que o jogo virá totalmente em português, contando com
dublagem pelo estúdio UniDub. Além disso, haverá edições exclusivas para o
território tupiniquim, começando por uma edição premium com steelbook e um “Pacote
de Kombate” com itens exclusivos para o game.
O Nintendo Switch também contará com
uma edição física nacional e os brasileiros poderão se degladiar pela
limitadíssima Kollector’s Edition, uma edição mais do que especial para os fãs
que oferece o “Pacote de Kombate”, uma steelcase especial juntamente de uma imã
temático e, é claro, o item mais desejado do bundle: um capacete em tamanho
real do personagem Scorpion.
Por fim, também foi mostrado um vídeo
imensamente fofo de Ed Boon falando português apenas para anunciar uma skin
exclusiva para o Brasil, do personagem Kano. Ele ganhará uma roupa de
“Kangaceiro”, em homenagem ao jogadores e às raízes do nosso país. Será que ele
também contará com um Fatality ou um Brutality personalizado quando estiver
trajado assim?
Scooby-Doo, cadê você meu filho?
Também conversamos, durante a festa,
com Thiago Gomes, artista principal de cenários da NetherRealm Studios há cerca
de sete anos. Em seu currículo, constam o primeiro e o segundo Injustice e Mortal Kombat X, e agora ele também
está envolvido com Mortal Kombat
11.
Ao Canaltech,
ele disse que trabalhar no novo Mortal Kombat está sendo muito legal: “Tá muito
bom o jogo. A fidelidade, o realismo nos cenários está ótimo, eu estou
adorando”. Também perguntamos como está sendo usar a experiência que foi
adquirida com os jogos anteriores do estúdio para o próximo game da franquia.
Thiago Gomes
representa o Brasil dentro da NetherRealm Studios. (Imagem: Jeancarlos Mota/Red
Bull)
“A
[NetherRealm] tem uma filosofia. No meu time é a mesma coisa: todo jogo tem que
dar uma boa melhorada. Não pode ser só um ‘melhorou um pouquinho’. Então, se
você comparar o Mortal Kombat X com o 11, não parece nem que são da mesma
geração de consoles”, afirma Thiago. E o nível de realismo e detalhe não pára
por aí.
De acordo
com Thiago, todos os personagens tiveram seus rostos digitalizados e, para
alguns dos cenários, ele e sua equipe tiveram de viajar para tirar fotos e
conseguir escanear detalhes desses locais, como pedras, por exemplo. “Essa atenção
aos detalhes e esse nível de realismo ajuda. E é o que a gente sempre está
tentando [levar aos jogadores]”.
Do MKX para
o MK11, Thiago também comentou que houveram melhorias no motor
gráfico do estúdio, aumentando o nível de realismo para o visual do novo título
— incluindo a iluminação. Mas claro, não foi apenas nesse aspecto que
aconteceram evoluções: as novidades se estendem até às mecânicas de jogo
também.
Shao Khan
estava presente no evento, mas também estará no jogo. (Imagem: Jessica
Pinheiro/Canaltech)
“Isso e o jeito
que o jogo é jogado”, ele explicou, guiando a conversa rumo ao assunto
gameplay. Ele comentou sobre o jogo estar mais lento, mas justificou essa
decisão afirmando que a ideia é instigar os jogadores a aproximarem mais seus
personagens uns dos outros. “Eu nunca fui fã de jogo que fica um [personagem]
de um lado da tela e a outra pessoa [do lado contrário] jogando coisas uns nos
outros”, disse o artista.
A cobiçada
Kollector's Edition terá um estoque ainda mais limitado do que a Premium
Edition. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)
Como
exemplo dessa nova filosofia do jogo, Thiago citou Baraka, seu personagem
favorito: "Ele é um personagem para jogar de perto". Questionado
porque decidiram trazer esse personagem de volta, ele explicou que seu retorno
foi mais puxado para a história. “[Por conta da] Kronika e as areias do tempo e
esses personagens de jogos antigos [retornando], deu pra ele voltar”, explanou.
Porém, o artista não pôde revelar nada muito além disso, nem mesmo se iremos
ver outros personagens antigos da franquia.
Aliás,
Thiago não pôde responder nem mesmo quantos personagens serão no total, além
dos que já foram revelados. Contudo, perguntamos qual foi a inspiração para o
novo boneco do rol de lutadores da série, Geras. “Em um jogo de luta o tempo é
tão importante… E ter um personagem que pode voltar [ou congelar] o tempo é
super legal”, comentou.
Para
finalizar sobre o Geras, Thiago também acrescentou que gostou do design do
boneco e afirmou que o propósito da criação dele também é relacionado à
história do game. Mas se tem um personagem que os jogadores querem muito ver no
novo Mortal Kombat é o Salsicha, da
turma do Scooby-Doo.
“Eu não sei nada do Salsicha. O
pessoal tá pedindo, estão loucos pelo Salsicha!”, afirmou Thiago, confirmando
que a NetherRealm está ciente do meme e que ele achou muito legal a iniciativa
dos fãs. E sobre o Kano cangaceiro, questionamos se há chances de ganharmos um
cenário inspirado no nordeste brasileiro para completar a homenagem.
“É possível, mas eu não posso
confirmar nada por hora”, soltou Thiago durante a entrevista. Será que teremos
um cenário inspirado e dedicado para o cangaceiro Kano em Mortal Kombat 11? Só o tempo dirá.
Mortal Kombat 11 tem lançamento previsto para o dia 23 de abril de 2019 no
Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Fonte: www.canaltech.com.br
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