quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Reportagem do Canal Tech: Brasil recebe evento de Mortal Kombat 11 e anúncio exclusivo de Kano Cangaceiro



Janeiro já acabou, mas encerrou em grande estilo na cidade de São Paulo graças a um evento de Mortal Kombat 11. O Canaltech esteve presente na ocasião e pôde conferir as diversas atividades, atrações e novidades, além de bater um papo com o artista principal de cenários da NetherRealm Studios, Thiago Gomes, e, claro, testar o novo game da saga.

A chamada Konvocação foi uma verdadeira celebração para os fãs da franquia e contou com inúmeras estações de jogo para que todos pudessem ter um gostinho do que está por vir em Mortal Kombat 11. Havia ainda cosplays de diversos personagens queridos da série e estandes com atividades variadas, incluindo fazer uma tatuagem temática.

Foi também organizado um torneio entre alguns dos convidados e o grande vencedor teria a chance de confrontar o jogador profissional Bruno Henrique de Sousa, mais conhecido na comunidade de jogos de luta como “KillerXinok”. O campeonato foi uma grande chance de testar o game contra outros jogadores.

Acredite ou não, isto era um bolo. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)


Um gostinho do que está por vir


Aliás, todas as estações de jogo podiam ser jogada contra a CPU ou contra outra pessoa. Havia 7 personagens disponíveis: Baraka, Sonya Blade, Skarlet, Raiden, Sub-Zero e Scorpion, além da “carne fresca” da franquia, Geras, um servo da vilã Kronika. Assim que se bate o olho em Mortal Kombat 11, é possível notar a evolução gráfica do game em relação aos anteriores, com mais detalhes e coloração saltando aos olhos.

As animações também ganharam mais presença durante as lutas: a cada execução de golpe especial — quando o jogador consegue executar um gancho perfeito, por exemplo —, há uma breve cutscene em slow motion apimentando ainda mais a batalha. Isso sem falar na quantidade de golpes e combos novos para todos os personagens e o sistema de Variações para cada um deles.

As Variações são espécies de estilos de combate e cada um afeta diretamente como o personagem é controlado durante as partidas, incluindo seus combos e golpes. Diferentemente de Mortal Kombat X, porém, onde existiam somente três Variações para cada personagem, no próximo título da série os jogadores poderão criar Variações próprias, além de utilizar as Variações que já vêm com o jogo.

Skarlet retorna de Mortal Kombat 9. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Isso oferecerá uma gama imensa de estilos de combate e, considerando que ainda há um sistema de personalização de personagens, em que os jogadores poderão atribuir roupas e golpes diferentes a cada boneco, cada Variação será única e isso poderá, de fato, influenciar os rumos das partidas. Durante os testes no evento, porém, esse sistema de customização não estava disponível.

As mecânicas também foram alteradas: os personagens estão mais lentos e, apesar de causar certo estranhamento a princípio, isso dá um certo “peso” a mais ao personagem e o jogador realmente consegue sentir o impacto dos golpes. O motivo para isso foi proposital: a NetherRealm Studios quer que os jogadores sintam mais realismo na tela, então cada detalhe conta.

Por fim, além dos Fatalities e Brutalities, que continuam espetaculares e de alguma forma ainda mais sanguinários do que nunca, uma das novidades é o Fatal Blow: a sequência especial veio para substituir o Raio-X e é ativada quando cada um dos bonecos chegar a 30% de energia. O mais interessante é que, mesmo que o oponente bloqueie a investida, o recurso continua ativo até o momento em que finalmente for acertado no inimigo. Ao conseguir, inicia-se uma cutscene brutal que causa uma quantidade considerável de dano.


Brasileiros nos holofotes


O Brasil ama Mortal Kombat e a NetherRealm sabe e reconhece isso. Tanto é que o jogo virá totalmente em português, contando com dublagem pelo estúdio UniDub. Além disso, haverá edições exclusivas para o território tupiniquim, começando por uma edição premium com steelbook e um “Pacote de Kombate” com itens exclusivos para o game.

O Nintendo Switch também contará com uma edição física nacional e os brasileiros poderão se degladiar pela limitadíssima Kollector’s Edition, uma edição mais do que especial para os fãs que oferece o “Pacote de Kombate”, uma steelcase especial juntamente de uma imã temático e, é claro, o item mais desejado do bundle: um capacete em tamanho real do personagem Scorpion.

Por fim, também foi mostrado um vídeo imensamente fofo de Ed Boon falando português apenas para anunciar uma skin exclusiva para o Brasil, do personagem Kano. Ele ganhará uma roupa de “Kangaceiro”, em homenagem ao jogadores e às raízes do nosso país. Será que ele também contará com um Fatality ou um Brutality personalizado quando estiver trajado assim?


Scooby-Doo, cadê você meu filho?


Também conversamos, durante a festa, com Thiago Gomes, artista principal de cenários da NetherRealm Studios há cerca de sete anos. Em seu currículo, constam o primeiro e o segundo Injustice e Mortal Kombat X, e agora ele também está envolvido com Mortal Kombat 11.

Ao Canaltech, ele disse que trabalhar no novo Mortal Kombat está sendo muito legal: “Tá muito bom o jogo. A fidelidade, o realismo nos cenários está ótimo, eu estou adorando”. Também perguntamos como está sendo usar a experiência que foi adquirida com os jogos anteriores do estúdio para o próximo game da franquia.

Thiago Gomes representa o Brasil dentro da NetherRealm Studios. (Imagem: Jeancarlos Mota/Red Bull)

“A [NetherRealm] tem uma filosofia. No meu time é a mesma coisa: todo jogo tem que dar uma boa melhorada. Não pode ser só um ‘melhorou um pouquinho’. Então, se você comparar o Mortal Kombat X com o 11, não parece nem que são da mesma geração de consoles”, afirma Thiago. E o nível de realismo e detalhe não pára por aí.

De acordo com Thiago, todos os personagens tiveram seus rostos digitalizados e, para alguns dos cenários, ele e sua equipe tiveram de viajar para tirar fotos e conseguir escanear detalhes desses locais, como pedras, por exemplo. “Essa atenção aos detalhes e esse nível de realismo ajuda. E é o que a gente sempre está tentando [levar aos jogadores]”.

Do MKX para o MK11, Thiago também comentou que houveram melhorias no motor gráfico do estúdio, aumentando o nível de realismo para o visual do novo título — incluindo a iluminação. Mas claro, não foi apenas nesse aspecto que aconteceram evoluções: as novidades se estendem até às mecânicas de jogo também.

Shao Khan estava presente no evento, mas também estará no jogo. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

“Isso e o jeito que o jogo é jogado”, ele explicou, guiando a conversa rumo ao assunto gameplay. Ele comentou sobre o jogo estar mais lento, mas justificou essa decisão afirmando que a ideia é instigar os jogadores a aproximarem mais seus personagens uns dos outros. “Eu nunca fui fã de jogo que fica um [personagem] de um lado da tela e a outra pessoa [do lado contrário] jogando coisas uns nos outros”, disse o artista.

A cobiçada Kollector's Edition terá um estoque ainda mais limitado do que a Premium Edition. (Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Como exemplo dessa nova filosofia do jogo, Thiago citou Baraka, seu personagem favorito: "Ele é um personagem para jogar de perto". Questionado porque decidiram trazer esse personagem de volta, ele explicou que seu retorno foi mais puxado para a história. “[Por conta da] Kronika e as areias do tempo e esses personagens de jogos antigos [retornando], deu pra ele voltar”, explanou. Porém, o artista não pôde revelar nada muito além disso, nem mesmo se iremos ver outros personagens antigos da franquia.

Aliás, Thiago não pôde responder nem mesmo quantos personagens serão no total, além dos que já foram revelados. Contudo, perguntamos qual foi a inspiração para o novo boneco do rol de lutadores da série, Geras. “Em um jogo de luta o tempo é tão importante… E ter um personagem que pode voltar [ou congelar] o tempo é super legal”, comentou.

Para finalizar sobre o Geras, Thiago também acrescentou que gostou do design do boneco e afirmou que o propósito da criação dele também é relacionado à história do game. Mas se tem um personagem que os jogadores querem muito ver no novo Mortal Kombat é o Salsicha, da turma do Scooby-Doo.


“Eu não sei nada do Salsicha. O pessoal tá pedindo, estão loucos pelo Salsicha!”, afirmou Thiago, confirmando que a NetherRealm está ciente do meme e que ele achou muito legal a iniciativa dos fãs. E sobre o Kano cangaceiro, questionamos se há chances de ganharmos um cenário inspirado no nordeste brasileiro para completar a homenagem.

“É possível, mas eu não posso confirmar nada por hora”, soltou Thiago durante a entrevista. Será que teremos um cenário inspirado e dedicado para o cangaceiro Kano em Mortal Kombat 11? Só o tempo dirá.

Mortal Kombat 11 tem lançamento previsto para o dia 23 de abril de 2019 no Switch, PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Fonte: www.canaltech.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário