Uma pesquisa da
Konduto mostrou que a taxa de fraudes contra ecommerces brasileiros caiu 27,3%
em 2018, quando comparado com o índice de 2017. A Konduto
analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1
de janeiro e 31 de dezembro de 2018.
Sobre todas as transações
realizadas, o índice de fraude ficou em 2,20% — 3,03% em 2017. No geral, as
fraudes envolvem cartões de crédito clonados. A Konduto explica que este
percentual, composto basicamente por pagamentos com cartões de crédito clonados,
representa apenas a “tentativa”, e não o índice de fraude efetivo: a maioria
destas investidas é bloqueada por sistemas de análise de risco ou pela própria
loja virtual, antes mesmo da autorização do pagamento no site ou aplicativo.
"O ecommerce brasileiro recebeu 220 milhões de pedidos em 2018, ou seja, 4,8 milhões de investidas criminosas"
“Ver uma diminuição neste índice
é inicialmente animador, mas é preciso analisar o cenário do e-commerce
brasileiro mais friamente. Dizer que o índice de tentativas caiu não significa
a fraude tenha diminuído – muito pelo contrário. O comércio eletrônico e o
mercado de pagamentos digitais estão crescendo muito no Brasil ano após anos,
então acreditamos que a diminuição desta taxa representa uma ‘diluição’ da
atividade criminosa em meio a tantas transações legítimas”, explica Tom
Canabarro, co-fundador da Konduto.
Segundo estimativa da Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o ecommerce brasileiro recebeu 220
milhões de pedidos em 2018, ou seja, 4,8 milhões de investidas criminosas — 1 a
cada 45.
Fonte: Konduto
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