quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Uber corrige brecha de segurança que expunha dados importantes



De acordo os pesquisadores de segurança Anand Prakash e Manisha Sangwan, o Uber, que é um dos serviços de transporte mais utilizados no mundo, corrigiu um bug que permitia o acesso aos tokens secretos de qualquer aplicativo integrado a ele.

Em uma postagem no Medium, eles explicaram que um endpoint de desenvolvedor dos sistemas de back-end do Uber apresentavam vulnerabilidades e, mesmo quando bloqueados, estavam enviando segredos de clientes e tokens de servidor para os aplicativos autorizados pelo usuário.

Segredos de clientes e tokens de servidor são considerados informações altamente confidenciais para desenvolvedores, pois permitem que os aplicativos se comuniquem com os servidores do Uber. Exatamente por isso, a empresa de caronas sempre esteve avisando os desenvolvedores para "nunca compartilhar" as chaves.

Prakash, fundador do AppSecure baseado em Bangalore, disse ao TechCrunch que o bug era fácil de ser explorado e ainda explicou que a brecha poderia ter permitido que um invasor obtivesse os recibos e faturas de viagens. Entretanto, Prakash diz que não testou até qual ponto ele poderia acessar, pois relatou o incidente à Uber imediatamente após a descoberta.

O app levou um mês para consertar o bug, que foi considerado sério o suficiente para que a empresa enviasse um e-mail aos desenvolvedores alertando sobre a possível exposição.

Prakash recebeu, da Uber, US$ 5 mil como agradecimento por reportar o problema. Interessantemente, o perquisador de segurança já era um conhecido da empresa pois, há dois anos, ele havia explorado uma outra brecha que permitia realizar viagens gratuitas nos EUA e na Índia, a sua terra natal.

Fonte: TechCrunchMedium


Nenhum comentário:

Postar um comentário