A editora
Companhia das Letras iniciou uma
campanha contra as notícias falsas (fake news) chamada
#DescontosNecessários. A campanha é encabeçada pelo livro “21 lições para o
século 21”, de Yuval Noah Harari, que questiona se devemos ficar impassíveis
diante fenômeno das fake news.
De acordo com a editora, “a
campanha consiste em fazer ofertas promocionais em livros publicados pela
editora que ajudem a esclarecer as informações equivocadas, imprecisas ou as
meia-verdades que circulam pelas redes.
"A
editora vai usar uma máquina de inteligência artificial para oferecer descontos
em livros para quem compartilhar fake news"
A ação é simples, mas com uma
mecânica sofisticada. Um usuário do Twitter — muitas vezes inadvertidamente,
sem ter refletido sobre o conteúdo que está difundindo — posta uma informação
incorreta seu perfil. Um robô, baseado em algoritmos e orientado
especificamente para essa ação, lê os comentários e identifica essa informação
errada”.
Após identificar uma informação
errada no Twitter, a máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a
Companhia das Letras, que escolhe, dentro de seu catálogo, uma obra que possa
esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as eventuais incorreções no
conteúdo do seu post. “A Companhia enviará uma mensagem casual alertando o
autor do post que podem existir informações e versões diferentes do que aquela
que ele está divulgando. O desconto — enviado por código para o usuário como
resposta ao tuíte — será proporcional à controvérsia da mensagem.
Os descontos serão entre 30% e
90% em livros publicados pela Companhia das Letras e a campanha acontece até o
dia 24 de fevereiro. Interessados também podem buscar promoções no site da
editora, clicando
aqui.
Fonte: COMPANHIADASLETRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário