quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Elon Musk diz que carros da Tesla serão totalmente autônomos até o fim do ano



Apesar dos vários episódios polêmicos envolvendo a figura de Elon Musk, com certeza ele é um dos grandes ícones da tecnologia atualmente, e, de acordo com ele, caso os agentes reguladores permitam, os carros autônomos da Tesla estarão prontos para circularem por si só até o final do ano.

Muitos dos carros da empresa já possuem uma opção de piloto automático, que realiza alguns recursos interessantes como a direção automática, frenagem e a capacidade de permanecer na pista correta na estrada sem que o motorista precise controlar tudo isso com as próprias mãos. Contudo, trata-se de um piloto automático sob a supervisão do condutor e não propriamente um sistema de direção autônoma.

Recentemente, Musk disse a um podcast da empresa de investimentos ARK Invest que a tecnologia estaria pronta muito antes do que se previa, afirmando que o carro “será capaz de encontrá-lo em um estacionamento, buscá-lo e levá-lo até o seu destino” sem precisar de qualquer intervenção — e tudo isso estaria pronto para a utilização ainda em 2019.

Apesar desse nível de inteligência artificial, Musk acredita que o motorista ainda deve estar consciente para assumir as ações em casos emergenciais, mas acrescentou que essa limitação pode ser removida até o final do próximo ano, quando a tecnologia “seria segura o suficiente para isso". 

Todavia, para o sul-africano, existe outra limitação, que seria a aprovação dos órgãos reguladores.

Isso se deve ao fato de nem todo mundo concordar com Musk. Para Shaun Kildare, diretor de pesquisa do Advocates for Highway and Auto Safety, por exemplo, a previsão é altamente otimista. Ele diz que os veículos da Tesla não possuem tantas maneiras de detectar obstáculos, como acontece em alguns dos carros que estão sendo testados pela Waymo, da Alphabet. Kildare disse também que seu grupo apoia a direção autônoma e acrescentou que essa função "pode ​​salvar muitas vidas, evitar muitos ferimentos", mas que a tecnologia ainda não está pronta.

Fonte: CNN


Nenhum comentário:

Postar um comentário